15 anos do Google Maps

Nos dias atuais, é impossível de se imaginar um mundo sem o Google Maps. Quando queremos saber onde fica um certo lugar, na hora colocamos no Google o endereço e vemos instantaneamente a localização desse lugar.

Novidades
6 meses atrás
15 anos do Google Maps

Não conseguimos nos imaginar sem o serviço do Google, e chega a ser até estranho de pensar que ele existe a apenas 15 anos. Essa dependência do Google Maps só demonstra como cada vez mais o aplicativo é presente em nossas vidas mesmo que com pouco tempo ativo.

Como surgiu?

Para entender como foi criado o Google Maps, devemos voltar primeiramente para o ano de 2005. Até essa época, era comum que para saber a localização de um certo lugar ou sobre suas redondezas olhar em mapas físicos de ruas.

Mas foi no dia 8 de fevereiro de 2005 que o Google decidiu revolucionar a forma em que procurávamos endereços e lançou o Google Maps. Inicialmente mostrando mapas da América do Norte e da Europa, o Maps foi ganhando cada vez mais notoriedade no mundo e foi se expandindo para todos os países.

Hoje, 15 anos depois do lançamento do Google Maps, o aplicativo se mostra cada vez mais útil. Agora além de abranger localidades muito maiores do mundo, também pode ser medido o tempo de um determinado local até o desejado e o tempo estimado do mesmo tanto a pé quanto de carro ou de transporte público. Sem esquecer claro do Google Street View, onde é possível inclusive visualizar a rua.

Novo design

Google Maps
Google Maps

Para comemorar os 15 anos do lançamento do Google Maps, algumas mudanças foram realizadas na interface do aplicativo. E as mudanças vão muito além do logo renovado.

Em seu novo layout, o Google Maps agora está dividido em cinco abas distintas: Explorar, Dia a Dia, Salvos, Contribuir e Novidades.

A aba Explorar, como o próprio nome já diz, fornecerá informações de atrações locais, como por exemplo restaurantes e casas de show. No menu Dia a Dia, após inserir o endereço de sua casa, o aplicativo mostrará o melhor trajeto para ir até o trabalho ou de volta para evitar tanto trânsito. Caso queira salvar alguma localização, o menu Salvos mostrará todos.

As principais novidades ficam por conta dos menus Contribuir e Novidades. No primeiro, a tarefa de indicar feedbacks e criar avaliações dos lugares fica mais prática, enquanto o segundo menu (que veio para substituir o Para Você), mostra as notícias mais populares e imperdíveis do dia, incluindo recomendações de acordo com a sua localidade.

Outra grande adição ao aplicativo foi a presença de itens que mostram a temperatura, acessibilidade e um upgrade na grade de transporte público, mostrando o mesmo em tempo real, evitando atrasos e entregando exatidão aos usuários referente ao tempo de chegada.

Live View melhorado

Um dos recursos do Google Maps mais legais lançados nos últimos tempos com certeza foi o Live View. Possibilitando que através da câmera do celular o aplicativo transmitisse as coordenadas para chegar até o lugar desejado, o recurso se mostrando extremamente útil ainda foi alvo de críticas por conta dos travamentos excessivos.

Mas esse problema foi corrigido e estará junto da nova atualização de aniversário do Google Maps, que estará disponível ao mundo inteiro apenas em março.

*Com informações do Gizmodo e Google.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?