5G num futuro não tão distante…

Atualmente as empresas de telecomunicação como a Telecom por exemplo, estão assumindo novas mudanças nas indústrias tele comunicativas como a implementação do 5G.

Novidades
2 semanas atrás
5G num futuro não tão distante…

Segundo a palestra de Nick Read (Chefe executivo do Vodafone) na Mobile World Congress (maior exposição e conferências entre chefes das grandes indústrias móveis do mundo), ele compara a credibilidade entre os prestadores de serviços da telco móvel e seus respectivos consumidores e comenta sobre o grande potencial que as empresas de telecomunicação tem para facilitar a transformação digital atualmente.

Ele conclui sua palestra com incentivos e transformações que deseja realizar para impactar nos seus objetivos, como: um modelo de negócio concentrado na confiança gerada entre as empresas tele comunicativas e seus consumidores, e promover uma melhora da relação entre governos, consumidores e reguladores destas empresas.

Essas transformações exigirão participações e desenvolvimentos dessas empresas e governos, com o objetivo de tornar uma sociedade mais digital, juntamente com desenvolvimento econômico e social.

O CEO da Telefônica (José María Álvarez-Pallete) afirma em uma entrevista ao Financial Times em 2019 que, a telefônica é concentrada e um rede tradicional de telecomunicações, entretanto com os avanços da era digital, este espaço tradicional de seu setor deverá ser diminuído e com o tempo passará a ser uma empresa de tecnologia.

Hatem Dowidar (CEO da Etisalat International) participou de uma conferência chamada GSMA Mobile 360 que acontecia em Dubai, lá ele destacou a interferência do 5G na sociedade e o quanto o desenvolvimento desta tecnologia irá impactar atualmente. Como operadores, eles visam investir na tecnologia 5G pois ela trará um leque de novas possibilidades nessa nova geração e que com esta tecnologia ele poderá impulsionar no crescimento do setor de telco (telecomunicações).

Mudanças entre as empresas

Sobre esta expansão tecnológica, um grupo chamado Orange anunciou seu plano chamado Engage 2025. Juntamente com o presidente e o CEO da Orange, Stéphane Richard, eles afirmam que para essa estratégia se desenvolver, eles devem estar sempre se adaptando a mudanças e se reinventando quando necessário, para produzir um efeito mais rápido e eficiente entre as empresas e, melhorar as experiências dos clientes.

As empresas de telco, como a Telecom, estão se adaptando e realizando essas novas mudanças. Não há uma fórmula exata de como devem proceder, pois as vezes a mudança que uma operadora realizou não impacta da mesma forma se outra fizer da mesma forma. Por exemplo: A Orange desenvolveu o projeto Orange Bank (fundada em 2017), Nos primeiros anos a empresa conquistou 500 mil clientes, saindo de um patamar e indo para outro completamente diferente, planejando conquistar 5 milhões de clientes na Europa e 10 milhões na África até o último trimestre de 2023.

Entretanto, foram realizadas pesquisas sobre essas possíveis estratégicas para outras empresas. Uma dessas pesquisas foi a Light Reading 2020 Vision Executive Summit que, mostrou alguns resultados como: 88% da população entrevistada, considera que as empresas de telco não devem se tornar bancos e apenas 12% considera que as mesmas devem se tornar banco, ou seja, nem toda estratégia realizada por uma, pode dar certo para outras. No Business Support Systems e no mundo digital, incrementado na tecnologia do 5G é conferido e afirmado que nem todas as operadores são idênticas, portanto, existem diferentes estratégias e implementações de sistemas operacionais que trarão sucesso. O segredo é, ser flexível as mudanças e o mais liberto possíveis de gastos e riscos gerados.

Como fica o mundo com a tecnologia 5g
Como fica o mundo com a tecnologia 5g

Existem recursos que podem contribuir par essas mudanças?

Sim. Vamos citar alguns destes recursos que possivelmente contribuirão de forma positiva a essas mudanças, como:

Efeito Digital

Com o desenvolvimento do Digital First, teoria da comunicação onde, editores das mesmas empresas devem liberar novos conteúdos á mídias antigas, para manter o formato de rede digital tradicional. Eles possuem algumas divisões separadas da operadora e são uma tecnologia de negócios digitais de ponta a ponta. Com o conjunto de programação de acesso (APIs), é aberto um novo espaço para trabalhar com parceiros e fornecer uma suíte digital de ponta a ponta, executando as funções das empresas de telecomunicações e permitindo que elas se comuniquem entre si. Não há integração de dados e essa abordagem digital pode ser implantada em menos de 3 meses.

Cooperação entre equipes de desenvolvimento

Em operadoras de grande porte, que possuem aquisições mais exclusivas, existem o projeto de codesenvolvimento, onde equipes de desenvolvimento trabalham juntamente com equipes de TI da operadora, usando como base a biblioteca de pequenos serviços do produto, gerando um desenvolvimento ainda maior.

Sistema circunvizinho

Algumas empresas tem a total ciência de que seu sistema de suporte ao negócio deve ser alterado conforme mudanças, porém devido a alguns riscos e custos, acabam atrapalhando essas alterações. Uma das estratégias que mais se sobressaiu foi o 5G e a implementação de novos sistemas digitais, por exemplo o sistema de cobrança legado juntamente com o sistema de cobrança em tempo real, coletado todas as informações que serão classificadas em tempo real pelo próprio sistema de cobrança, e após isso, o bilhete de tarifação é enviado ao sistema de cobrança legado diretamente para a cobrança.

Substituição de sistema

Algumas das operadora ainda estão utilizando o sistema de mídia antiga, porém elas querem migrar para o novo sistema digital, para isso seu funcionamento precisará enfrentar o fim da vida útil, pois os novos sistemas de 5G e BSS (Sistema de Suporte ao Negócio) não foram projetados para estes sistemas antigos, tendo assim que realizar a troca para o mundo digital.

É de extrema importância que esses novos sistemas não stejam inclusos na nuvem e que as empresas possam usar as APIs abertas e que se baseiem na biblioteca de micros serviços do produto, para conseguir realizar uma mudança de sucesso para a nova era digital.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?