Aprenda todos os recursos da carteira de trabalho digital

A carteira digital já estava sendo atualizada para se tornar totalmente digital, desde outubro de 2019. Nesse novo tempo em que estamos vivendo, o mundo digital é um dos recursos que mais estão nos salvando, permitindo que a grande maioria dos documentos impressos, estejam na palma da nossa mão: Nos smartphones.

Apps
7 meses atrás
Aprenda todos os recursos da carteira de trabalho digital

Uma das coisas que mais facilitou para nós, é que, o trabalhador não precisará levar aquela grande quantidade de cópias de sua CTPS para o empregador. Basta informar o CPF e tudo ocorrerá de forma digital, o empregador terá acesso para adicionar as informações na carteira do trabalhador.

As melhores vantagens que a CTPS digital nos traz é que, não corremos riscos de perde-la, pois quando isso acontece, a dor de cabeça é muito maior para conseguir restaurar uma nova e todos os dados inscritos a mesma. Além de facilitar na hora do processo contratual.

Você consegue habilitar sua CTPS digital pelo seu smartphone com plataforma Android ou plataforma iOS para celulares Iphone.

Você consegue habilitar sua CTPS digital pelo seu smartphone com plataforma Android ou plataforma iOS para celulares Iphone.
Você consegue habilitar sua CTPS digital pelo seu smartphone com plataforma Android ou plataforma iOS para celulares Iphone.

Funcionamento da carteira de trabalho.

O documento digital não impede que o impresso não seja válido, muito pelo contrário. O Governo recomenda que o trabalhador tenha o documento impresso guardado, pois é possível que ele seja necessário no momento de comprovar o tempo de serviço. Além disso, se o trabalhador for contratado por um empregador que ainda não utiliza desse recurso eSocial, ainda terá que ser presentado o documento impresso.

A Carteira digital permite que o trabalhador consiga visualizar todas as anotações que são feitas em sua carteira. Antes do trabalhador realizar as burocracias do processo contratual, a empresa deverá enviar pelo eSocial o processo S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador). Caso ele ainda não possua esses dados, poderá recorrer ao evento S-2190 (Admissão Preliminar), que possui informações básicas e simplificadas. Porém depois será necessário complementar, mas já adianta boa parte do processo.

O número da carteira de trabalho não fica visível na plataforma digital, pois o meio utilizados para prosseguir com informações e preencher tabelas, é com a utilização do CPF do trabalhador, para estrangeiros e nativos. Na plataforma digital só aparecerá as informações de relações trabalhistas dos empregados e empregados domésticos.

Veja a seguir, passo-a-passo para adquirir sua carteira pela Web:

  • Vá até o site do governo.
  • Em seguida, role a página e selecione a opção “Quero me cadastrar”:
  • Caso você já possua conta no acesso.gov.br, Meu INSS ou Sine Fácil, vá em “Já sou cadastrado” e prossiga suas informações e senha;
  • Caso seja a primeira vez que está acessando, ao selecionar a opção que quer se cadastrar, você terá que preencher um formulário com seus dados e e-mail.
  • Na tela seguinte aparecerá duas opções: Informações pessoais (no qual aparecerá um cadastro com as suas informações) e Carteira de Trabalho Digital, que aparecerá as duas últimas anotações do emprego atual como salário e férias por exemplo, também aparecerá todos os outros contratos de trabalhos formais, que em detalhar, você consegue visualizar melhor as informações.

Caso haja divergência nas informações, no campo “indicar divergências” servirá como base de estudo para o governo, com essa lista de checagem entre as bases do governo, alguns dados poderão ser atualizados. É necessário que o trabalhador guarde a carteira física caso ocorra algum problema nesses dados, conseguindo provar o contrário.

A Carteira digital permite que o trabalhador consiga visualizar todas as anotações que são feitas em sua carteira.
A Carteira digital permite que o trabalhador consiga visualizar todas as anotações que são feitas em sua carteira.

Menos burocracia

Para as empresas que já fazem o uso da e-Social, fica mais fácil a contratação de empregados, dispensando toda aquela documentação, ou seja, sem papeladas ou apresentação de documentos físicos. O que facilita o acesso ao mercado, afinal será dispensado o uso da carteira de trabalho tradicional, aquela impressa do tipo livreto na hora de ingressar em seu novo trabalho, trazendo um resultado de simplificado e com menos burocracia.

Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS de “caderninho azul” passarão a ser realizadas eletronicamente.

Para acompanhar essas anotações, o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares (com versões IOS e Android) ou acessar o ambiente www.gov.br (solução web).

A Carteira Digital, tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, o número mais importante, afinal é ele que passa a ser válido para fins de registro do trabalhador.

Diante do novo formato de contratação, é importante que todos os empregadores que fazem o uso do e-Social observem, no momento da contratação, todos os critérios como idade mínima dos brasileiros e estrangeiros, fora todo o amparo legal para estrangeiros com relação ao direito a atividade remunerada no país.

Com informações do g1 e Ministério do Trabalho.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?