Audi SQ5 3.0 vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos

A Audi começou a venda do novo SQ5 3.0 aqui no Brasil. Trata-se da versão mais esportiva do luxuoso SUV da marca, agora com o motor 3.0 V6 TFSI de 354 cv, capaz de atingir de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. É um carro de muito luxo, tecnologia, segurança, potência, e, consequentemente, apenas para alguns tamanhos de bolso.

Carros
7 meses atrás
Audi SQ5 3.0 vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos

Preço

O preço aproximado do SQ5 é de R$ 397.990. O modelo está disponível nas cores: branca, verde, vermelha, azul, prata, cinza e preto, sendo que essas duas últimas tem duas opções diferentes cada uma.

Motorização potente

Com certeza a motorização do novo SQ5 é uma das mais potentes disponível no mercado automobilístico brasileiro. O modelo conta com um possante motor de 2.995 cm3 V6 TFSI, cuja potência máxima é de 354 cv com propulsor turbo em liga de alumínio, capaz de entregar 500 kgf.m de torque entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. Com isso, alcança de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. A transmissão é a Tiptronic automática de 8 velocidades.

Novo sistema do turbo compressor

Contudo, com o novo processo de combustão desse motor, o consumo de combustível é bastante razoável. Isso acontece graças ao novo sistema do turbo compressor, substituto do compressor mecânico da geração anterior, que melhora as características do fluxo de ar e diminui as oscilações., possibilitando uma resposta mais rápida e eficiente do motor.

Sistema de controle de temperatura inovador

Outro destaque no novo motor é o gerenciamento térmico, o que é possível graças à integração do sistema da bomba de água que controla o fluxo do fluido do motor com o cabeçote, facilitando a que se chegue a uma temperatura ideal, o que por sua vez diminui o consumo de combustível a aumenta a eficiência do conjunto.

Direção mais esportiva e dinâmica

Acompanhando a nova motorização, a transmissão Tiptronic automática de 8 velocidades é muito mais eficaz e dinâmica na troca de marcha e conta com um modo Sport de condução. Outros modos de transmissão são os Auto, Efficiency ou Comfort, que quando selecionados colocam as rodas no modo livre, ou seja, quando o motorista tira o pé do acelerador entre 55 km/h a 160 km/h as rodas continuam numa rolagem desimpedida, aumentando a eficiência e diminuindo o consumo de combustível.

Tração integral permanente

O sistema de tração Quattro é exclusivo da Audi. Trata-se de uma tração inteligente que distribui a força de tração entre as quatro rodas, com uma ligeira predominância do eixo traseiro, mas quando é preciso de mais força num determinado eixo ou roda, o sistema é capaz de identificar e enviar mais força pelo tempo necessário no ponto que o carro mais precisa. Além disso, o sistema de freios está integrado ao sistema de tração, de maneira que nas curvas os freios das rodas internas são acionados de modo suave para ajudar o motorista a não perder o controle.

Suspensão reforçada

O modelo ainda conta com uma suspensão reforçada na dianteira e traseira, contando cada uma com 5 braços, o que permite uma dirigibilidade ainda mais esportiva, especialmente em velocidades altas, sem perder em nada a segurança. Como o sistema de suspensão também está integrado ao sistema de motor, de câmbio e de tração, o motorista pode escolher diversos modos de condução que adaptam todos esses sistemas em conjunto para uma pilotagem equilibrada dentro do modo selecionado.

Segurança avançada

O SQ5 conta com diversos recursos de segurança, além do que já vimos acima, como por exemplo o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) pelo qual o motorista escolhe uma determinada velocidade para que o carro transite, mas que também é capaz de identificar outros veículos à frente, diminuir sozinho a velocidade, e voltar a aumentar a velocidade quando o caminho estiver desimpedido. Além disso, o sistema inclui o Traffic Jam Assist capaz de assumir a direção do veículo em congestionamentos, e desviar de obstáculos, graças a diversos sensores espalhados, que identificam os carros, as faixas de rodagem e demais objetos ou pessoas na via.

Dimensões

As dimensões do SQ5 são: 4.671 mm de comprimento, 1.893 mm de largura e 1.635 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.824 mm. O peso em ordem de marcha é de apenas 1.945 kg, graças à inteligente composição de alumínio e aços de alta resistência à tensão. A capacidade do porta-malas é de 550 litros, mas pode chegar a 1.550 litros com rebatimento do banco traseiro.

Interior sofisticado

O interior do SQ5 traz uma mistura de esportividade com sofisticação. Com predominância nos tons escuros, com iluminação ambiente adaptável e com luzes de boas-vindas que desenham os logos exclusivos da linha S, o modelo traz a última palavra em sofisticação. Já os detalhes da costura do volante, que contrastam com o couro que o reveste, bem como o aço escovado de alguns detalhes e os pedais em aço inoxidável, acentuam a alta esportividade de que é capaz o modelo.

Itens de série

O modelo conta com os seguintes itens de série: rodas de liga leve aro 20, sistema Audi drive select, ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos em couro, Audi virtual cockpit, ACC com traffic jam assist, sensor de luz e chuva, teto solar panorâmico Open Sky, head up display, Auto hold, Parking Assist, câmera de ré, keyless entry, Audi lane assist e ajuste de direção elétrico. Quanto ao entretenimento, conta com: sistema de som 3D da Bang&Olufsen, Audi smartphone interface, rádio MMI plus com navegação, Audi connect e Bluetooth.

Bagarai

O Bagarai.com.br é um site de notícias focado em automóveis. Saia do convencional, no Bagarai você encontra muito mais do que as últimas noticias, aqui você encontra conteúdo de uma forma bem humorada e divertida.

Vamos Bater um Papo?