CNH Digital: baixe a Carteira Digital de Trânsito e leve sua habilitação no celular

Cada vez mais a tecnologia surge para facilitar a vida do cidadão, agora é possível ter acesso a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou ao CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) diretamente na tela do aparelho celular ou tablet, tudo no mesmo aplicativo.

Apps
1 mês atrás
CNH Digital: baixe a Carteira Digital de Trânsito e leve sua habilitação no celular

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é a evolução da CNH Digital, é um aplicativo que agrega ambos os documentos digitais, CNH e CRLV, com o mesmo valor jurídico. O aplicativo está disponível gratuitamente para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS, versão igual ou superior a 10 e Android, versão igual ou superior a 4.0.3.

App CNH digital é útil no celular

É bem fácil o uso da ferramenta. Ela segue disponível para download grátis, o app funciona na maioria dos smartphones modernos, para quem usa sistema Android, deve baixá-lo no Google Play, para o caso de usuários de iPhone devem fazer o download pela Apple Store, que carrega automaticamente para o sistema ioS, é uma ação simples e sem custo algum para o usuário, com navegação simples torna o processo rápido e sem complicações.

CNH Digital
CNH Digital

O app disponível para sistemas IOS ou Android está disponível apenas para os motoristas que já possuem a nova versão da CNH com QR Code. Caso a sua versão não tenha o código de barras, será preciso solicitar a CNH digital através de um certificado digital ou mesmo diretamente no Detran.

Todas as vantagens em um só lugar

Qualquer pessoa que possua a CNH ou CRLV pode utilizar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. O único critério é que a CNH impressa deve possuir o QR Code no verso (CNHs emitidas a partir de 01/05/2017).

As vantagem de se utilizar a Carteira Digital de Trânsito são:

  • Maior praticidade: o usuário vai ter a Carteira Digital de Trânsito no aparelho celular que já utiliza no dia a dia, com a mesma fé pública do documento em papel.
  • Maior segurança: a Carteira Digital traz dados criptografados e assinados digitalmente que asseguram a autenticidade do documento, evitando fraudes e falsificações.
  • Fácil compartilhamento das informações (exportação para PDF com assinatura digital (.P7S) no padrão da ICP-Brasil com validade legal conforme MP 2.200-2/2001). O que evita a impressão e/ou digitalização de documentos, bem como dispensa a autenticação cartorial;
  • Mais economia: o cidadão poderá economizar com impressões, autenticação e digitalização de cópias ao encaminhar o PDF para órgãos públicos e empresas que já possuam processo eletrônico.

Pode ter sua autenticidade, confiabilidade e integridade validada facilmente é preciso utilizar o aplicativo Vio. O aplicativo Vio serva para que dispositivos móveis possam ler o QRCode (código bidimensional) constante na CNH em formato papel e do QRCode constante da CNH Digital em seu dispositivo móvel, permitindo assim a verificação dos dados. Para isso, basta baixar o app Vio e apontar o leitor para o QR Code no documento digital.

A CNH Digital e o CRLV Digital são opcionais, não impede de ter os documentos impressos. As versões digitais foram desenvolvidas para trazerem vantagens adicionais que propiciam maior mobilidade, praticidade e comodidade. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Como se cadastrar

  • Primeiro baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito pelo Play Store ou App Store e se abra o aplicativo após a conclusão da instalação.
  • Depois informe seu CPF e siga para a página de cadastro, completando com seu nome, data de nascimento, email e uma senha.
  • Em seguida aceite os termos de responsabilidade e valide o link enviado para o email cadastrado.

Caso prefira, o cadastro poderá também ser feito no Portal de Serviços do DENATRAN.

*Com informações do Detran, Fusne e Serpro.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?