CNH Digital: como imprimir o licenciamento digital pelo CRLV-E

Agora o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e), já está valendo para todos os condutores, basta fazer o pagamento da taxa e assim você já poderá tê-la nas suas próprias mãos, ou melhor, diretamente do seu smartphone.

Apps
4 meses atrás
CNH Digital: como imprimir o licenciamento digital pelo CRLV-E

Já era de se esperar que a nova era digital fosse tomar conta de tudo, mas não imaginávamos ser de forma tão rápida não é mesmo? Os condutores podem continuar tendo o formato físico do documento, mas ele terá um acesso muito mais fácil e prático por meio do app.

Além de conseguir acessar a sua CRLV-E digitalmente, no mesmo app você também consegue ter a sua CNH cadastrada, e mais pra frente mostraremos como anexá-la no aplicativo. Confira comigo como fazer tudo isso!

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e)

CNH Digital
CNH Digital

O Certificado de registro e licenciamento do veículo, permite que você circule com o mesmo, mostrando que não há pendências no registro e demais taxas que precisam ser pagas anualmente. A partir de 8 de maio de 2020, a emissão desse documento está acontecendo de forma totalmente digital.

Geralmente muitas pessoas se confundem em relação ao vencimento dessa taxa do licenciamento, mas ele sempre se dá pelo final da placa do veículo. Os pagamentos sempre podem ser antecipados, e normalmente são concebidos alguns descontos aos que querem efetuar antes, mas, o prazo sempre varia entre o dia 1 de abril até 31 de dezembro.

O documento pode ser acessado por meio do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, pelo portal do Poupatempo em www.poupatempo.sp.gov.br, Detran.sp, ou na aba de serviços do Denatran.

Como efetuar o pagamento do licenciamento?

Antes de tudo, é preciso verificar os débitos do veículo, como IPVA, multas, taxa de licenciamento e entre outras mais básicas. Para efetuar essa consulta, clique aqui. Você precisará informar o número do Renavam (você o encontra no documento do veículo), e a placa do carro.

Assim que consultar todos os débitos, é hora de realizar o pagamento, que pode ser efetuado por bancos que são conveniados pelo Detran, internet banking ou um caixa eletrônico. Assim que estiver tudo certo, você consegue emitir e imprimir a sua CRLV-e. Vamos conferir isso passo a passo.

Calendário de vencimento do licenciamento do veículo

Lembrando que o pagamento para qualquer placa pode ser efetuado a partir de abril, porém existem algumas antecipações que concedem alguns descontos se pagar em uma vez, ou pagar uma parte em um mês e o resto no outro.

Para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque, o pagamento fica da seguinte forma:

  • Mês de Abril: Final da placa ***1
  • Mês de Maio: Final da placa ***2
  • Mês de Junho: Final da placa ***3
  • Mês de Julho: Final da placa ***4
  • Mês de Agosto: Final da placa ***5 e ***6
  • Mês de Setembro: Final da placa ***7
  • Mês de Outubro: Final da placa ***8
  • Mês de Novembro: Final da placa ***9
  • Mês de Dezembro: Final da placa ***0

Para caminhões, é a partir de Setembro que nesse mês os pagamentos são de finais da placa 1 e 2, em outubro 3, 4 e 8, em novembro 6, 7 e 8 e em dezembro 9 e 0.

Como emitir minha CRLV-e?

Após efetuar o pagamento dos débitos, ela estará disponível pra você no portal do poupa tempo, no site do detran ou pelo app CDT, que é o que iremos mostrar por aqui.

  • Entre na sua loja de aplicativos e baixe o app CDT – Carteira Digital de Trânsito;
  • Clique em “entrar com gov.br”, se você já tiver um login, é só entrar, senão é preciso fazer um cadastro;
  • Após o login, aparecerá uma tela inicial com as seguintes abas “Veículos”, “Habilitação”, “Infrações” e “Educação”, clique em veículos;
  • Agora clique em “Toque aqui para adicionar um CRLV”;
  • Em seguida, ele pedirá pra você digitar o Renavam e o código de segurança, que fica impresso no Certificado de Registro do Veículo (CRV);
  • Pronto, agora é só utilizar.

Para baixar a CNH digital, é preciso clicar na aba “Habilitação”, informar os dados da sua CNH e pronto, também estará disponível para a atualização. Atenção, você pode acessar esses documentos de modo off-line, porém, não pode ter algum problema em seu smartphone, se ele se encontrar descarregado por exemplo, vai ser dado como se você não estivesse portando esses documentos legais.

Para imprimir o documento do carro através do app, é só exportá-lo para o aplicativo em que deseja fazer o download e então imprimi-lo depois.

CNH Digital

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é a evolução da CNH Digital, é um aplicativo que agrega ambos os documentos digitais, CNH e CRLV, com o mesmo valor jurídico. O aplicativo está disponível gratuitamente para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS, versão igual ou superior a 10 e Android, versão igual ou superior a 4.0.3.

A CNH Digital e o CRLV Digital são opcionais, não impede de ter os documentos impressos. As versões digitais foram desenvolvidas para trazerem vantagens adicionais que propiciam maior mobilidade, praticidade e comodidade. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?