Como bloquear e recuperar whatsapp roubado e ativar verificação em 2 etapas

Está desconfiando que alguém possa ter hackeado a sua conta e secretamente esteja vigiando todas as suas conversas? Vamos aprender como bloquear temporariamente o whatsapp para que não ocorra prejuízos maiores.

Apps
1 mês atrás
Como bloquear e recuperar whatsapp roubado e ativar verificação em 2 etapas

Existem diversas formas de alguém conseguir os seus dados e, uma das mais comuns é via link, quando te enviam um endereço desconhecido sempre fique em alerta, pois basta clicar e pronto, todos os seus dados já foram enviados para o cyber criminoso.

Com o avanço da tecnologia, são disponibilizado diversos recursos para você proteger as suas contas, como de whatsapp ou outras redes sociais também, basta ativar alguns modos de segurança e ficar sempre atento com o que enviam para você.

Como eu evito de ser hackeado?

Como dito acima, muitos vírus acabam vindo por um link e normalmente os assunto desse endereço sempre tem a ver com você, despertando uma vontade inusitada de clicar no mesmo. Portanto sempre fique muito atento com o que enviam para você, podem ser pessoas próximas que querem os seus dados, e você por confiança acaba clicando, ou também por pessoas desconhecidas que tem acesso aos seus outros perfis nas redes sociais e acaba te enviando algo sobre seu interesse.

Sempre mantenha todos os padrões de segurança atualizados, seja no seu smartphone ou no seu computador também. Normalmente, quando você acessa alguma página da web onde não há uma garantia de segurança, o sistema operacional de seu celular ou computador sempre te avisa e pergunta se você tem certeza que deve continuar.

Outra coisa importante é, a maioria das pessoas sempre compartilham senhas de bancos, redes sociais, ou alguns dados importantes para que não sejam “esquecidos”. Procure anotar as coisas mais importantes como se você estivesse no passado, coloque no papel mesmo! Guarde essas anotações em um lugar seguro onde você irá lembrar que está ali, ou deixei anotado no bloco de notas ou em outra ferramenta que pode ter difícil acesso.

Fui hackeado, e agora?

Primeiramente, ligue imediatamente para a sua operadora, informe toda a situação, se identifique e peça para que eles bloqueiem o seu chip. Isso evita que a pessoa que te roubou ou hackeou faça uso da verificação em SMS ou ligações.
Agora você terá que bloquear a sua conta do whatsapp temporariamente para que consiga evitar acesso a todos os seus dados. Vamos verificar como desativar essa conta:

  • Envie um e-mail para a conta: support@whatsapp.com;
  • No campo do “Assunto” coloque a seguinte frase, “Perdido/Roubado Por favor desative minha conta”;
  • Inclua a mesma frase no corpo do e-mail, em seguida é obrigatório a colocação do seu número de telefone, então coloque +55 (código do Brasil), DDD (da sua área) e o número do celular, por exemplo: +55 11 97777-7777.
  • Fazendo esse procedimento, a companhia do whatsapp irá receber o seu pedido e consequentemente desativar a sua conta temporariamente, as mensagens e o seu perfil continuará existindo e você pode reativá-la em 30 dias na instalação do aplicativo novamente. Caso você não se manifeste dentro desse período, a sua conta será excluída permanentemente.

O que acontece quando desativamos a conta temporariamente?

O seu perfil continuará visível e todas as mensagens que você receber, ficarão em status pendente pelo período de 30 dias, assim que você conseguir recuperar seu aparelho intacto, todas as mensagens que você recebeu, grupos, contatos e conversas permanecerão da mesma forma.

Caso você tenha sido roubado e não consiga o aparelho intacto, infelizmente você perde todos os contatos, mas continua ativo nos grupos em que pertence.
Quando esse tipo de coisa acontece, sugerimos que você mantenha sempre o backup em dia no seu Google Drive, iCloud ou OneDrive, assim te possibilita resgatar alguns dados importantes.

Como ativar a verificação em duas etapas no Whatsapp?

Essa é uma ferramenta disponibilizada pelo whatsapp no qual é opcional mas, indicado. Quando você ativa esse recurso, é solicitado que você insira um PIN de 6 dígitos, aumentando a sua segurança e impedindo que terceiros invadam a sua conta por outros dispositivos, pois quando eles tentarem fazer isso, será necessário colocar o PIN.

Confira em alguns passos como ativar esse modo de proteção:

  • Abra o seu app do Whatsapp e vá nos três pontinhos que ficam no canto superior do lado direito;
  • Em seguida, vá em “Conta” e escolha “Verificação/Confirmação em duas etapas”;
  • Clique em “Ativar”, depois coloque uma senha/PIN de 6 dígitos;
  • Confirme o seu PIN e insira um endereço de e-mail válido e pessoal (caso você esqueça a senha que forneceu);
  • Clique em “Avançar” e confirme o seu e-mail;

Após a confirmação, vá em “Salvar” e pronto! Mais uma proteção adicionada.

Detalhes simples podem evitar fraudes e dores de cabeça, vale a pena seguir as dicas de segurança do seu aplicativo (Foto: reprodução)
Detalhes simples podem evitar fraudes e dores de cabeça, vale a pena seguir as dicas de segurança do seu aplicativo (Foto: reprodução)

Cuidados

Caso você receba algum e-mail solicitando a desativação de duas etapas e não foi você que pediu para tirar, não clique e nem confirme em nenhum link, pois pode ser outra pessoa tentando arrancar esse modo de segurança.

A companhia do Whatsapp sempre irá solicitar que você coloque o PIN, para que você não o esqueça. Se mesmo assim você acha que corre risco de esquecer, anote em algum lugar de segurança e mantenha sempre o seu e-mail atualizado, pois desta forma você conseguirá recuperá-lo.

Você consegue alterar o seu PIN e o seu e-mail a qualquer momento, basta acessar a mesma aba e tocar para mudar. Não passe seu PIN por whatsapp ou para outra pessoa, ele é uma senha de segurança que protege a sua conta, portanto não há necessidade alguma de outra pessoa possui-lo também.

Com informações de FAQ Whatsapp e G1.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?