Como fazer o Carnê Leão Web

O Carnê Leão Web veio para facilitar a vida do contribuinte, onde pessoas físicas que recebem aluguéis ou rendimentos externos, podem declarar, emitir DARF e até registrar ocorrências através da internet.

Apps
4 meses atrás
Como fazer o Carnê Leão Web

O sistema está destinado a pessoas físicas, que podem ter seus rendimentos através de pagamentos de alugueis, do exterior e que não tenha um vínculo de empregado, como seria o caso de médicos, dentistas, advogados entre outros.

Vamos conhecer mais sobre o Carnê Leão Web e sobre os novos sistemas de funcionamento desta declaração e emissão de possíveis documentos. Confira comigo o que é o Carnê Leão, e quando ele deve ser utilizado, vamos descomplicar a receita.

O que é o Carnê Leão?

Novo Carnê-Leão
Novo Carnê-Leão

O Carnê Leão é uma forma de recolhimento mensal que é obrigatória do Imposto de Renda, e deve ser realizado pelo próprio contribuinte, declarando todos esses recebimentos de renda.

Geralmente esses pagamentos são por pensões alimentícias, pessoas sem vínculos de empregatício, como autônomos e profissionais liberais que não trabalham com registro em carteira.

Pessoas que recebem aluguel de casas, ou outros estabelecimentos também devem declarar através do Carnê Leão, e isso pode ser feito pelo app ou pela própria web.

Aplicativo descontinuado, agora você deve usar o Carnê Leão Web

Antigamente, existia o app do Carnê Leão, que foi descontinuado, os contribuintes deverão realizar as declarações e emissões dos documentos em um novo sistema da web, desde a data de 01/05/2021.

O sistema Carnê Leão Web tem um acesso direto ao portal e-CAC, e pode ser preenchido com todas as informações presentes, de modo totalmente online. Portanto, não será mais necessário baixar o aplicativo do carnê leão!

Esse novo sistema tem uma característica de multiexercicios, então você consegue prestar para todas as informações ocorridas a partir do dia 01/01/2021, porém quando se trata de dados dos anos anteriores, é preciso ter o programa baixado em seu computador.

Como acessar o Carnê Leão Web?

Para o acesso ao portal, é muito fácil! Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Clique em “Meu imposto de renda”;
  • Acesse o Portal e-CAC com os seus dados;
  • Clique em “Declarações”;
  • Em seguida vá em “Acessar Carnê-Leão”;
  • Pronto! Agora é só seguir as instruções.

Através desse novo sistema, ficou ainda mais fácil acessar as informações importantes, emitir as declarações e também enviar alguns documentos de comprovação dessa renda, viu como é fácil? Não esqueça de deixar tudo certo e declarado!

*Com informações do Gov.Br e Serpro.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?