Como transformar o celular em webcam

Atualmente as chamadas de vídeo para reuniões de trabalho, de amigos e família, está em alta. A utilização do seu smartphone para que isso aconteça, talvez seja a forma mais prática e rápida de se escolher. Para que isso aconteça, você precisará de um suporte para que seu smartphone fique estático, tornando mais fácil a visibilidade da câmera.

Apps
4 meses atrás
Como transformar o celular em webcam

Além do mais, você não precisará correr para comprar uma webcam se for utilizá-la nas reuniões através de chamada de vídeo. Atualmente as câmeras dos smartphones acabam tendo uma melhor resolução comparado a alguns modelos de webcam. Fazendo com a utilização dele, valha muito mais a pena.

Existem inúmeros aplicativos tanto na play store, quanto na app store que, são de boa qualidade e facilitam muito para que seu smartphone se transforme em uma webcam de qualidade. Vamos passar por alguns setups e hardwares necessários. Você consegue utilizar tanto a câmera frontal, quanto traseira de seu smartphone, porém, para uma melhor qualidade, é recomendado usar a câmera traseira.

Alguns dos aplicativos podem te dar a opção de conectar com fio, através de um cabo USB. Isso acaba se tornando uma opção mais rápida e estável, vamos ensinar passo-a-passo como seria essa conexão com fio.

Utilizando o Android no Windows através do aplicativo DroidCam

O aplicativo DroidCam Wireless Webcam permite que seu celular Android seja conectado via Wi-Fi ou USB através de dois programas: Windows ou Linux.

Faça o download conforme o seu sistema operacional;
Irá aparecer uma mensagem sobre a instalação dos drivers, clique em “Instalar”;
Vá até a loja de aplicativo do seu smartphone – Play store e baixe o aplicativo;
Ao abrir o aplicativo, deixe anotado o número o Wi-fi IP e do DroidCam Port;
Agora, abra o DroidCam Client em seu computador e vá na conexão Wi-Fi. Em seguida aparecerá um campo escrito “Device IP” e “DroidCam Port”, digite o número que anotou do Wi-Fi IP e DroidCam Port, respectivamente;

Clique em Start e então aparecerá a câmera frontal e traseira no programa.

Você consegue fazer algumas configurações dentro do aplicativo. No ícone circular que fica na parte superior a direita, você consegue optar por escurecer a tela enquanto utiliza a ferramenta de webcam. Nos três pontos que se encontram na direta da tela, você consegue ajustar o brilho do branco e a exposição em que isso acontece.

No mesmo menu, você consegue ajustar e limitar os fotogramas que são enviados por segundo ao computador, assim economizando a bateria, porém para que isso aconteça, você deverá interromper a transmissão.

Falando em transmissão, com a mesma ativa, você consegue utilizar a câmera em outros aplicativos de vídeo-chamadas, por exemplo no aplicativo Skype e Zoom, porém, não é possível utilizá-la no aplicativo padrão de câmera do Windows.

Como na maioria dos aplicativos, existe o plano premium de US$ 4,50 que traz mais acessos e funções no cliente Windows. Você consegue manter o controle de zoom ou ativar o espalhamento, invertendo o modo do vídeo. No entanto, a versão gratuita já conta com algumas funções suficientes para o básico, porém você terá que lidar com alguns anúncios.

Existem inúmeros aplicativos tanto na play store, quanto na app store que, são de boa qualidade e facilitam muito para que seu smartphone se transforme em uma webcam de qualidade. Vamos passar por alguns setups e hardwares necessários. Você consegue utilizar tanto a câmera frontal, quanto traseira de seu smartphone, porém, para uma melhor qualidade, é recomendado usar a câmera traseira.
Existem inúmeros aplicativos tanto na play store, quanto na app store que, são de boa qualidade e facilitam muito para que seu smartphone se transforme em uma webcam de qualidade. Vamos passar por alguns setups e hardwares necessários. Você consegue utilizar tanto a câmera frontal, quanto traseira de seu smartphone, porém, para uma melhor qualidade, é recomendado usar a câmera traseira.

Utilizando conexão com fio

O mesmo aplicativo – DroidCam, permite que você consiga escolher a opção através de um cabo USB. Vamos conferir como fazer isso:

Vá até as configurações do seu smartphone e clique em “Sobre o telefone”;
Vá até “Informações do software” e clique 7 vezes na opção “Número de compilação” para deixar habilitado o modo de desenvolvedor;
Volte na tela de configurações e vá até “Opções do desenvolvedor”, em seguida ative a opção “Depuração USB”;
Vá até seu computador e faça o download e a ativação dos drivers ADB (Android Debug Bridge). Em seguida, reinicie o computador;
Conecte o smartphone no computador através do cabo USB;
Entre no programa “DroidCam Client”. Em seguida entre na opção de USB – quadrado com a imagem de um cabo, ao lado da opção de Wi-fi (canto superior da tela);
Clique na opção “Start” e comece a usar.

É importante dizer que, o aplicativo DroidCam Wireless Webcam deverá estar aberto em seu celular para que seja estabelecido uma melhor conexão.

Utilizando o iPhone (iOS) no Windows através do aplicativo NDI HX.

O aplicativo NDI HX foi desenvolvido pela NewTek, e por enquanto só tem disponibilidade para sistema operacional iOS. A versão para Android já tinha sido disponibilizada a um tempo atrás, mas por enquanto, não está nas ativas ainda, sendo assim, podemos esperar que ela ainda esteja disponível futuramente.

Vale ressaltar que o utilitário do NDI Virtual Input só está disponível com a entrada no NDI como webcam no sistema Windows, ou seja, existe um NDI Tools para o macOS, porém ele não inclui essa ferramenta de NDI Virtual Input, impedindo que seu smartphone se transforme em uma webcam.

No entanto, essas ferramenta para quem tem celular iPhone ficam um pouco limitadas, sendo que você precisará ter um iPhone e um sistema de Windows no computador. Caso você tenha, as configurações serão bem simples de habilitar.
Vá na loja de aplicativos do seu iPhone – App Store e baixe o aplicativo NDI HX Camera;
Instale o aplicativo para o Windows;
No app do smartphone, vá no botão NDI e clique para começar a transmitir. Em seguida vá no app do Windows e abra o NDI Virtual Input, clique com o botão direito do mouse no ícone que está na área de notificação;
Pronto! A câmera estará disponível e não precisará de mais configurações.

Após essas instalações, você pode abrir normalmente os aplicativos de vídeo-chamadas, como: Zoom, Skype entre outros. Então você escolha o NDI câmera como opção de webcam.

No zoom, você pode clique no ícone de engrenagem da tela principal e ir até a opção “Vídeo e Câmera”, e no Skype, você clica no seu perfil, em seguida vá até as configurações e selecione “Áudio e Vídeo e Câmera”. Qualquer aplicativo de vídeo-chamada que você utilizar, sempre terá a opção de escolher a entrada de vídeo que você quer utilizar. Basta procurar nas configurações do app.

No aplicativo do iPhone, você também consegue fazer algumas configurações de tela, como ajustar o brilho, o flash da câmera, o formato, qual das duas câmeras será utilizada (frontal ou traseira), a qualidade do vídeo e as configurações básicas do microfone.

Os demais aplicativos

Alguns outros aplicativos também foram testados e comparados aos que citamos acima em questão de funcionamento, qualidade e simplicidade. Foi constatado, que nenhum dos outros aplicativos funcionaram tão bem quanto os que descrevemos aqui, porém você pode conferi-los e tentar a sorte. São eles: iVCam Webcam (disponível para Android e iOS), o EpocCam (disponível para Android e iOS, e um dos poucos aplicativos que diz funcionar em macOS).

Outras opções é utilizar os próprios aplicativos de vídeo-chamada, como o Zoom, Skype, ferramenta de vídeo do Whatsapp entre outros. Talvez não seja tão confortável como utilizar um notebook, mas você pode tentar manter o seu smartphone estável com um suporte, facilitando que nas reuniões consigam te ver melhor.

Os aplicativos estão sendo desenvolvidos para promover uma melhor qualidade e um melhor suporte de quantidade de pessoas, ou seja, em uma empresa com um setor grande, não precisará dividir para fazer as reuniões e sim se enquadrar em um aplicativo que não trave tanto e suporte uma quantidade de pessoas maior. Com a ajuda dos apps de webcam, isso pode ser tornar mais fácil tanto para a visibilidade, quanto para a qualidade do funcionamento.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?