Comprasnet Mobile: o que é e como funciona

Estar antenado no método de compra dos produtos que o governo utiliza é sempre importante. Na grande maioria das vezes é realizada uma licitação, um meio aonde as empresas mandam suas ofertas e as que o governo considerar mais vantajosas ganham o direito de prestar tal serviço contratado.

Apps
3 meses atrás
Comprasnet Mobile: o que é e como funciona

Existem inúmeros casos de corrupção envolvendo principalmente benefícios indevidos para vencer licitações, então é extremamente importante observar quais as ofertas que estão vencendo para prestarem serviços. Por conta disso, o SEBRAE juntamente com o Comprasnet lançou o Comprasnet Mobile, o site em forma de aplicativo para poder consultar as licitações o quanto antes.

Como utilizar

Para utilizar o aplicativo, você pode optar por entrar cadastrado por meio do portal digital do governo (gov.br) ou sem identificação. Escolhendo o seu método de entrada, basta utilizar tudo que o aplicativo oferece.

Tendo entrado no aplicativo, aparecerão todos os eventos que o governo federal disponibilizou no “pregão”, aparecendo o nome da instituição que será beneficiada, sobre qual tipo de material/serviço está sendo contratado e qual as ofertas das empresas.

Caso você esteja procurando algum pregão específico, existe a possibilidade de se digitar a instituição que receberá o serviço ou até mesmo pela data da licitação. Também existe como salvar os pregões para acompanha-los no dia certo ou até mesmo de ver as licitações que já passaram.

O aplicativo

O aplicativo em si tem um peso leve (7,8 Megabytes) e em sua última atualização em 28 de novembro de 2019 foi acrescentado o sistema do gov.br para acesso. Porém sua adesão ainda é baixa, com cerca de 10 mil usuários que baixaram o app.

Embora o aplicativo tenha uma nota considerada muito boa (4 de 5 estrelas), alguns erros ainda são bastante relatados como o sistema caindo e a busca pelos pregões não dando resultado embora tenha a confirmação do mesmo.

Ambos esses problemas são simples e fáceis de serem resolvidos, embora possam voltar a ocorrer (o que é normal), até por conta disso a nota do aplicativo se justifique. Resta apenas fazer uma melhor divulgação do aplicativo para que as pessoas tenham conhecimento da praticidade que o Comprasnet Mobile oferece.

Para usar no iPhone ou Android.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?