Confirmado: 160 mil contas da Nintendo foram acessadas indevidamente

Atualmente a tecnologia está muito avançada, sendo bom e ruim, quanto mais ela avança, mais recursos nos traz para realizar nossas tarefas, porém também existem mais recursos para aqueles que querem agir de má fé. O importante é que possamos saber nos proteger para evitar esses crimes cibernéticos em nossas contas.

Novidades
6 meses atrás
Confirmado: 160 mil contas da Nintendo foram acessadas indevidamente

A Nintendo confirmou que 160 mil contas foram acessadas indevidamente nos últimos tempos. Algumas senhas foram obtidas ilegalmente por outros meios e os acessos ocorreram pela Nintendo Network ID (NNID). Alguns usuários relatavam logins suspeitos desde a semana passada e alguns dos casos tiveram compras não autorizadas realizadas nas suas próprias contas. Desde então, a empresa vem investigando os casos.

De acordo com o comunicado que a Nintendo publicou, os acessos indevidos foram através de outras plataformas. Os logins eram acessados pela Nintendo Work ID (NNID), utilizada nos consoles Wii U e Nintendo DS, que podiam ser vinculadas com uma conta Nintendo, que por sua vez, é compatível com o Switch e alguns outros produtos mais recentes.

Resolução dos problemas

A Nintendo confirmou que 160 mil contas foram acessadas indevidamente nos últimos tempos
A Nintendo confirmou que 160 mil contas foram acessadas indevidamente nos últimos tempos

Um meio que a Nintendo encontrou de tentar abafar um pouco o problema foi, desativar a possibilidade de fazer login através da plataforma NNID. A empresa afirma que redefiniu as senhas de todos os usuários que perderam suas contas, e assim elas serão notificadas pelo e-mail. O número de 160 mil atacados, foi estimado desde o começo de Abril, ou seja, praticamente um mês hackeando todas essas contas.

Dentro dessas informações que foram roubadas, estão contidos nomes, sexo, data de nascimento, país e endereços de e-mails. De acordo com a companhia, os números dos cartões de créditos não foram acessados pelos hackers, porém, foram efetuadas compras de produtos e jogos por algumas contas indevidamente. Nesse caso, os usuários devem entrar em contato com a empresa para conseguir cancelar a transação e não ter nenhum prejuízo.

Uma das recomendações mais simples que a Nintendo oferece é trocar a senha da conta, e o mais importante de todos, é ativar a verificação em duas etapas. Essas medidas podem impedir que acessos que não são autorizados, sejam realizados futuramente, mesmo que a senha vaze depois de um tempo. Trocar a senha de tempos em tempos também é possível e aumenta a chance de proteção, sempre que puder, mude para uma mais complexa e difícil de algum sistema descobrir.

Saiba como ativar a verificação em duas etapas de forma rápida e fácil

  • Acesse o site oficial.
  • Faça o login em sua conta e vá até “configurações de acesso e segurança”, no menu ao lado esquerdo da tela;
  • Na opção “Verificação em duas etapas”, vá em “Editar”;
  • Clique em “configurar verificação em duas etapas”;
  • O site irá informar que você deverá confirmar a sua identidade pelo e-mail. Ao clicar em “Enviar”, você receberá um código pelo e-mail.
  • Após recebe-lo, insira o código no campo e clique em “enviar”;
  • Neste momento, será necessário terminar a ativação da verificação por meio do app. Escaneie o QR Code que aparece na tela, usando esse aplicativo;
  • Irá gerar um código pelo site, digite esse código para a confirmação e então clique em “Salvar”.
  • Pronto! Sua conta está mais segura agora.

Lembre-se, sempre crie senha complexas e mantenha essa sempre essa verificação ativa. Quando trocar de dispositivo, faça as mesmas etapas, evite links que são considerados spam, e fazer logins em plataformas diferentes das usuais e evite colocar suas senhas em outros sites, para evitar qualquer prejuízo e dor de cabeça.

*Com informações do Tecnoblog e Eurogamer.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?