Conheça mais sobre a CNH digital

Há algum tempo, a CNH e do Certificado de registro e licenciamento de veículo, foram planos para o ambiente e mundo digital, porém essa ferramenta ainda estava sendo estudada para evitar fraudes, tanto é que em alguns lugares não eram recebidos documentos digitais. Porém isso mudou e então lançaram esse modo exclusivo para smartphones com o sistema operacional de Android e IOS (Iphone).

Apps
4 meses atrás
Conheça mais sobre a CNH digital

O CNH digital, que agora é conhecido como Carteira Digital de Trânsito (CDT), é um aplicativo desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Ele permite que você possua todas as informações de sua CNH digitalmente, tendo o mesmo valor da impressa. Ele é o primeiro documento de identificação civil digital, válido em todo o País.

A ideia agora ficou ainda mais forte por conta da nova pandemia do coronavírus, permitindo que as pessoas consigam emitir sua carteira e o documento de licenciamento do carro sem sair de casa, depois de efetuarem o pagamento do licenciamento do veículo. Essa ferramenta ajuda muito, pois além dos postos de poupa tempo terem o funcionamento reduzido ou até fechado, as pessoas são eliminadas de aglomerações.

O que consta no CRLV e CNH digital?

Ambos contam com as mesmas informações do impresso, primeiro vamos falar da CNH.

O aplicativo permite o fácil compartilhamento das informações contidas na carteira, isso inclui a exportação para PDF com a assinatura digital nas regras da ICP-Brasil com uma validade legal conforme o MP 2.200-2/2001, que evita a impressão do papel e o reconhecimento do cartório na cópia digital.

Além desses fatores você consegue fazer a validação eletrônica dos dados de outra CNH digital ou impressa, que permite conferir a autenticação do documento, que pode ser feito por meio e um Qr Code e assinatura digital.

Em situações de perda, é possível usar o aplicativo para a recuperação eletrônica de seu documento para um outro aparelho celular, sem precisar que o cidadão compareça a um posto de atendimento. Em questão de segurança, a carteira digital é vinculada a apenas um smartphone por vez, como os aplicativos de banco.

CNH Digital: baixe a Carteira Digital de Trânsito e leve sua habilitação no celular
CNH Digital: baixe a Carteira Digital de Trânsito e leve sua habilitação no celular

Na versão da CRLV não é tão diferente, ele só será expedido após o pagamentos de todos os débitos relativos a tributo, como seguro obrigatório, IPVA, licenciamento e multas de trânsito e ambientais. Após os débitos quitados, o aplicativo fica disponível automaticamente, permitindo a emissão e a impressão do documento.

No aplicativo eletrônico, a CRLV traz todas as informações inseridas no papel e possui a mesma validade jurídica da versão física. O documento digital é protegido por senha de acesso contendo quatro dígitos, que é exigida pelo login na Carteira Digital de Trânsito. O meio de acesso também é possível pela impressão digital que alguns smartphones já contém.

O sistema de fiscalização também é parecido com a da CNH digital, possuindo um sistema de leitor do Qr Code em fiscalizações de trânsito, que após realizar a leitura, permitirá saber se o documento é verdadeiro ou falso, evitando algumas fraudes.

O app disponível para sistemas IOS ou Android está disponível apenas para os motoristas que já possuem a nova versão da CNH com QR Code. Caso a sua versão não tenha o código de barras, será preciso solicitar a CNH digital através de um certificado digital ou mesmo diretamente no Detran.
O app disponível para sistemas IOS ou Android está disponível apenas para os motoristas que já possuem a nova versão da CNH com QR Code. Caso a sua versão não tenha o código de barras, será preciso solicitar a CNH digital através de um certificado digital ou mesmo diretamente no Detran.

Como adquiro esses documentos?

Você consegue fazer o download da CDT pelo sistema Android ou IOS Iphone.

Após realizar o download, você precisará realizar o cadastro do usuário.

  • Abra o app e selecione a opção “Entrar com gov.br”;
  • Em seguida, informe seu CPF e clique no botão “Próxima”
  • Na tela seguinte, deverá ser informada a senha do usuário, caso você não possua uma conta no gov.br, deverá criar uma nova e entrar novamente no aplicativo.

Baixando a CNHe

  • Após ter realizado o login, vá em “Habilitação”, em seguida em “Toque aqui para adicionar a sua CNH”.
  • Se no usuário não estiver habilitado, deverá ser optado por um módulo de autenticação sendo eles: “Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran) e Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).

Quando for optado pelo primeiro item, “Validação Facial”, o usuário deverá seguir os seguintes passos:

  • Colocar o CEP à época que foi emitida a CNH Física;
  • Realizar a leitura do QR Code;
  • Fazer a Validação Facial, seguindo as orientações do aplicativo;
  • ao final da validação, insira seu número de telefone e a ativação da CNHe estará disponível em seu smartphone.

   Baixando o CRLV

  • Após realizar o login, vá até a opção “Veículos”, e insira o número do Renavam e o número de segurança do CRV (antigo DUT).
  • Selecione a opção “incluir”, e estará disponível a CRLVe em seu smartphone.

*Com informações do Fusne, Serpro e G1.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?