Conheça o aplicativo Meu INSS

Agora ficou muito mais fácil de você consultar os seus benefícios e principais informações sobre o seu cadastro pelo aplicativo Meu INSS, que está disponível tanto para smartphones de sistema operacional Android, quanto para iOS.

Apps
4 meses atrás
Conheça o aplicativo Meu INSS

Com o andamento da pandemia, diversas instituições decidiram transformar alguns serviços que eram presenciais, totalmente digitais, ou seja, você consegue resolver com alguns cliques, sem precisar sair da sua casa.

Com isso, as pessoas podem tirar dúvidas, buscar por informações, fazer uma solicitação sem precisar se aglomerar em algum estabelecimento do INSS, além disso, serviços que dependem de comprovação de documentos, podem ser enviados virtualmente, ou via agendamento em uma agência mais próxima da sua moradia.

Quais são os serviços que o App fornece?

Peça um benefício ou serviço e acompanhe o andamento do pedido
Peça um benefício ou serviço e acompanhe o andamento do pedido

No aplicativo, você consegue fazer uma simulação de sua aposentadoria que se localiza bem na página inicial. Então lá você consulta as informações de tempo e contribuição de trabalho registradas no sistema, e também consegue visualizar quais são os tipos de aposentadoria, e padrões de transição aceitos. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Você também pode pedir a aposentadoria pelo aplicativo, na aba “Pedir Aposentadoria”, mas antes, é importante que você verifique se está tudo correto com os seus dados de contribuição, e isso você encontra no ícone “Extrato de Contribuição (CNIS)”.

Em algumas outras abas você também consegue verificar seu extrato de imposto de renda, solicitar agendamento de perícia, consultar benefícios assistenciais (BPC) e outros, emitir documentos de atividades declarada ao INSS, prova de vida, recursos, cadastrar ou renovar representante legal, extrato de empréstimo consignado, entre outros.

Como realizar o cadastro no Meu INSS?

Você pode realizar o seu cadastro através do aplicativo, ou do site meu.inss.gov.br. Independente da ferramenta escolhida, o caminho seguirá o mesmo. Confira passo a passo:

  • Após o acesso, clique em “Cadastrar Senha”;
  • Será preciso informar alguns dados, como: Nome completo, CPF, e-mail válido e um telefone;
  • Após inserir as informações, aceite os termos de privacidade, e responda às perguntas pessoais que aparecerão na tela;
  • Colocado as respostas, clique em “continuar”, e então na tela seguinte, você deverá preencher informações relacionadas a sua contribuição;
  • Depois que terminar de preencher, crie uma senha. Você será redirecionado para a página de login, clique em “entrar com gov.br”;
  • Pronto! Você já está cadastrado.

Vantagens de utilizar o app

No aplicativo Meu INSS, você não precisa fazer aglomerações nas agências de INSS, para buscar por alguma informação, ou solicitar algum serviço. De modo rápido, prático e seguro você irá conseguir resolver todas as suas pendências.

O aplicativo, basicamente oferece quase todas as funções sem preocupação alguma, e caso precise apresentar algum documento oficial, ou agendar uma perícia, é só solicitar o serviço virtualmente, pela web ou pelo seu smartphone.

Portanto de modo seguro, abrangente, e prático você consegue ter acesso as principais informações, além disso, também consegue consultar requerimentos em andamento, cumprir exigências e receber notificações por e-mail ou celular sobre a sua solicitação.

O que é o INSS?

Sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (Foto: Elza Fiúza/ABr)
Sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (Foto: Elza Fiúza/ABr)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem como objetivo realizar o pagamento de benefícios e aposentadoria aos trabalhadores brasileiros. O trabalhador deve pagar mensalmente uma taxa ao INSS, que dará esse direito futuro.

A população que tem direito a utilização da Previdência Social, são brasileiros acima de 16 anos, ou seus representantes legais. Para sacar os benefícios, é só se apresentar em uma agência da caixa com o cartão e seus documentos.

O INSS, também resolve outros quesitos, como informações que estão ligadas diretamente ao trabalhador brasileiro, sendo como exemplo, acidentes de trabalho, aposentadoria por invalidez, entre outras questões importantes.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?