Conheça o RG Digital online que você pode baixar no celular

Agora você pode ter o RG digital na palma da sua mão, sem se preocupar com a integridade do documento físico, e se as informações contidas neles estão legíveis o suficiente, com isso, também já vem constatado um QR Code para certificar de que os dados já estão contidos no sistema.

Apps
3 semanas atrás
Conheça o RG Digital online que você pode baixar no celular

Agora tudo ficou mais digital, bancos, documentos, cardápios, serviços, e isso é uma realidade que já está em alta e tende a aprimorar os sistemas virtuais de segurança para que tudo fique ainda mais prático e fácil de fazer digitalmente.

Você pode manter basicamente os documentos principais no seu smartphone, para quem ainda não tem a CNH, ter o RG digital é uma “mão na roda”, porque assim você consegue fazer tudo digitalmente, e agora, vários locais já aceitam documentos digitais.

O que consta no RG digital?

De forma simples, o cidadão pode carregar seu RG do Estado de São Paulo no seu celular. Basta usar o app para ler o Código QR no verso do documento e fazer a verificação da identidade através do reconhecimento facial.​
De forma simples, o cidadão pode carregar seu RG do Estado de São Paulo no seu celular. Basta usar o app para ler o Código QR no verso do documento e fazer a verificação da identidade através do reconhecimento facial.​

O RG digital agora pode ser considerado como um DNI – Documento Nacional de Identidade, ou seja, todos os números e informações de outros documentos constados em um só, sem precisar ter vários cartões impressos pra cada coisa.

Então nele será constado basicamente os seguintes documentos: CPF, Cartão Nacional de Saúde, NIS (Número de Identificação Social), título de eleitor, certificado militar, tipo sanguíneo, CNH, documento de identidade profissional, carteira de trabalho e PIS/Pasep.

Lembrando que não é obrigatório na hora da renovação adicionar todas essas informações, pois fica a seu critério decidir quais que você quer colocar.

Como baixar o RG digital?

Para baixar o aplicativo para o sistema operacional Android, e para baixa-lo no sistema iOS iPhone. Os únicos requisitos que se pede, é que o cidadão seja maior de 16 anos e tenha o RG expedido pelo menos de Fevereiro de 2014 para cima. Vamos conferir agora passo a passo:

  • Baixe o RG digital e abra-o;
  • Tenha em mãos o RG físico, e assim que abrir o app toque no ícone “Adicionar RG digital”;
  • Será preciso fazer a leitura do QR Code que se encontra no interior do seu RG físico, e em seguida digite o número do seu RG para a validação;
  • Agora será preciso uma validação facial, então procure um local iluminado e toque em “Iniciar Reconhecimento”;
  • Na página seguinte você precisará inserir uma senha de 4 dígitos, mas você também poderá iniciar com o leitor de impressão digital, pra não precisar colocar o PIN numérico toda vez que acessar o app;
  • Pronto! Agora você já pode visualizar o seu RG digital.

Posso solicitar a 2º Via do meu RG pelo app?

Sim, é possível solicitar a 2º via simplificada do seu RG diretamente pelo aplicativo, lembrando que só pode cidadãos maiores de 16 anos, com o RG emitido a partir de fevereiro de 2014, e ter o QR Code impresso no documento físico. Agora vamos conferir passo a passo:

  • Na página inicial clique em “Segunda via do RG”;
  • Insira o número do seu RG;
  • Coloque um e-mail válido e em seguida escolha o local de retirada do RG físico, e se atente ao endereço, pois após confirmar não será possível alterar o posto;
  • Faça o reconhecimento facial em um local iluminado e com a câmera frontal centralizada em seu rosto;
  • Na tela seguinte aparecerá as informações solicitadas pelo cidadão, e no e-mail informado chegará instruções para efetuar pagamento da segunda via (DARE), que é um valor de R$41,42.
  • Pronto! Sua segunda via já foi solicitada.

Vantagens

Algumas pessoas ainda ficam na dúvida de migrar para o ramo digital, devido a alguns quesitos de segurança também. Porém, os sistemas de segurança de dados do cidadão são extremamente eficientes, e alguns apps inclusive trazem a verificação de duas etapas para aumentar essa proteção.

Ter todos os documentos na palma da sua mão é uma das praticidades mais válidas, pois às vezes na correria você acaba esquecendo a carteira em casa, mas agora sem preocupação, pois seus documentos estarão no seu smartphone e seguros.

Então, praticidade, comodidade, agilidade na hora da identificação, redução de custos públicos e de uso de papel para as emissões físicas, são fatores que beneficiam ambos os lados, além disso, fica ainda mais seguro, sendo que só você pode ter o acesso ao documento.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?