Consulta Psicológica Agendada pelo SUS em Sorocaba é Marcada para Três Anos Após Pedido

Um residente da cidade de Sorocaba, localizada no estado de São Paulo, recebeu uma surpresa desconcertante quando uma unidade de saúde agendou uma consulta psicológica para seu filho, mais de três anos após a solicitação ter sido feita. Rafael Vicente de Souza, que reside na zona oeste da cidade, relatou que em 2020 seu filho recebeu uma indicação médica para iniciar sessões de atendimento com um psicólogo. Conforme evidenciado no documento, compartilhado com o G1, o pedido foi formalizado em 5 de março daquele ano.

Notícias
6 meses atrás

Na época da requisição, a criança tinha apenas quatro anos, e a família buscou assistência através do Sistema Único de Saúde (SUS), já que não dispunha dos recursos financeiros para cobrir um tratamento particular. Porém, após uma espera que se estendeu por mais de três anos, o pai finalmente recebeu uma mensagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) Márcia Mendes, informando que a consulta estava agendada para o dia 31 de agosto daquele ano.

Longa espera: Morador de Sorocaba aguarda mais de três anos por consulta psicológica para seu filho através do SUS
Longa espera: Morador de Sorocaba aguarda mais de três anos por consulta psicológica para seu filho através do SUS

O morador expressou sua surpresa e frustração: “Eu já tinha até esquecido, quando eles mandaram a mensagem. Eu cheguei a perguntar quando havíamos feito o pedido e eles responderam ‘março de 2020’. É absurdo ter que esperar tanto tempo assim”, afirmou Rafael. Diante da demora para obter atendimento pelo SUS, a família se uniu para pagar um plano de saúde privado para o filho. “Atualmente, estamos pagando um convênio para ele, para termos esse suporte. Hoje em dia, não precisamos mais das consultas, mas naquela época, foi muito necessário”, disse.

Procurada para comentar sobre o caso, a prefeitura emitiu uma nota na qual mencionou que a oferta de atendimento psicológico nas UBSs está sendo ampliada através da contratação de psicólogos aprovados em concursos públicos. No entanto, a prefeitura não se pronunciou sobre a demora no agendamento do atendimento para a criança.

*Com informações do G1.

Bagarai

Este é um site criado para quem ama ficar bem inforado, assim como nós do Bagarai. Aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?