Dicas de segurança para seu celular

Atualmente todas as nossas informações estão sendo armazenadas no nosso smartphone, incluindo documentos pessoais, de veículo, aplicativos de bancos digitais e tradicionais, então todas as informações que a gente precisa, estão exatamente na palma da nossa mão.

Dicas
8 meses atrás
Dicas de segurança para seu celular

Com todo esse avanço de tecnologia e tornando tudo de forma digital, os crimes cibernéticos acabam aumentando, então grupos de hackers especializados estão tentando aplicar golpes por meio de histórias, links e outros para roubar os dados dos consumidores.

Vamos conhecer algumas dicas de segurança que você pode colocar no seu celular, assim você consegue deixar os seus dados mais seguros e evitar de cair em golpes de links, mensagens e outras ferramentas que são usadas em prol de negatividade.

Mantenha seu aparelho protegido por senha

Atualmente todas as nossas informações estão sendo armazenadas no nosso smartphone
Atualmente todas as nossas informações estão sendo armazenadas no nosso smartphone

É muito importante que você sempre disponha uma senha para desbloquear o acesso no seu smartphone, pode ser tanto por reconhecimento facial, biometria ou até mesmo por um PIN de dígitos livres ou contatos, como 4 ou 6.

Sempre tente pensar em alguma senha que não seja tão óbvia de sua vida, como a sua data de aniversário por exemplo. Procure por números que são fáceis de lembrar e que podem estar correlacionados com alguma outra pessoa de sua vida.

Assim que você deixa o seu celular com acesso bloqueado, se ele for furtado ou alguém de má fé quiser mexer para acessar as suas conversas, apps financeiros, e outros arquivos, não irá conseguir, pois não saberá o segredo para conseguir ter o livre acesso.

Uma outra coisa importante ter é, alguns apps permitem colocar senha de acesso para conseguir entrar, talvez e-mail ou algum chat de conversação, então coloque essa proteção no máximo de arquivos que você puder.

Ative a verificação em duas etapas no seu Whatsapp

Para ativar essa verificação é muito fácil
Para ativar essa verificação é muito fácil

A verificação de duas etapas no Whatsapp, é uma configuração de proteção aos dados, onde por meio de um PIN você consegue desbloquear o uso, se precisar acessar o “Whats” em outro smartphone ou na própria web. Então toda vez que alguém tentar acessar a sua conta do Whatsapp, será preciso inserir esse PIN.

Para ativar essa verificação é muito fácil, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Abra as configurações do seu Whatsapp;
  • Vá em “Contas” e em seguida em “Confirmação em duas etapas”;
  • Clique em ativar, e logo após crie um PIN de 6 dígitos (lembre-se de não passar essa senha para ninguém);
  • Confirme o seu PIN, e informe um e-mail válido;
  • Após inserir o e-mail, clique no botão “confirmar” e pronto!

A configuração em duas etapas irá aumentar a segurança do seu Whatsapp, quando você fica muito tempo sem entrar, ele pode pedir o código para acessar ao conteúdo, ou quando você precisar entrar por outro dispositivo. Lembre-se que é sempre importante usar um e-mail válido, pois se você esquecer o PIN, poderá recuperá-lo através do e-mail.

Sempre verifique a lista de acesso do WhatsApp Web

Existem alguns aplicativos que, se a pessoa tiver acesso ao seu whatsapp, ela consegue “cloná-lo” para esse “app espião”. Então sempre que entrar, verifique essa lista que mostra as informações de quais dispositivos a sua conta foi acessada, e quando isso aconteceu, por exemplo: “Última ativação ontem as 16:43, em Google Chrome (Windows).

Assim que você perceber, que a sua conta foi acessada por outro dispositivo, escolha a opção de “sair” de todos eles, ou apenas de um só que você achar suspeito, pois quando você manda esse comando, automaticamente os lugares que estão com a sua conta logada, seja no app ou na web, saem automaticamente.

Para verificar essa lista também é bem simples, basta entrar no WhatsApp, ir até a opção “WhatsApp Web” e consultar os locais que a sua conta está logada.

Fique atento ao seu número de celular

Fique atento ao seu número de celular
Fique atento ao seu número de celular

Sabe quando alguém te liga perguntando se você é “fulano de tal”? Então, isso pode ser tanto algum golpe, quanto cadastramento e erros da operadoras de celular, então algumas medidas de segurança com o seu número de telefone é sempre importante.

O número do celular, em muitos dos casos servem para a sua identificação, então em alguns casos pode acontecer de você trocar de número e não migrar os seus dados atrelando ao novo número de telefone, isso pode favorecer alguns erros na operadora, onde elas podem acabar atribuindo o número antigo a outro cliente, consequentemente deixando vazar algumas de suas informações importantes.

Então sempre mantenha o seu número de celular atualizado em todos os eu cadastros, sendo em plataformas de vídeo como Netflix, amazon, e outros que podem pedir algumas informações para comprar algum pacote; Em redes sociais; Apps de gestão financeira ou banco; Apps sobre o trabalho e documentos, entre muitos outros importantes.

E se eu for roubado?

Existem algumas ferramentas de dispositivos perdidos disponíveis para Android e iOS
Existem algumas ferramentas de dispositivos perdidos disponíveis para Android e iOS

Existem algumas ferramentas de dispositivos perdidos disponíveis para Android e iOS, que enviam um comando através de algumas informações sua comprovadas para o telefone que foi furtado/roubado, assim, ele apaga todos os arquivos do seu smartphone.

ATENÇÃO! É de extrema importância que você só comunique a operadora que o seu celular foi furtado após mandar o comando de exclusão dos seus arquivos. Isso se dá porque, se você comunica-los antes de enviar o comando de celular perdido, o mesmo pode não chegar, pois a operadora pode já ter cancelado o seu número.

Mantenha sempre todos os seus dados seguros com senha, reconhecimento facial, biometria e tudo o que você precisar, assim evita de cair em alguns golpes e de ter os seus dados vazados facilmente, além disso, sempre deixe anotado informações importantes, em algum papel seguro na sua casa.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?