Dicas para resolver os problemas com a internet da sua casa

Atualmente a tecnologia tem nos trazidos muita facilidade e praticidade no nosso dia-a-dia, porém alguns problemas de conexão acabam nos deixando na mão. Um exemplo clássico do que estamos vivendo é, a necessidade de uma boa conexão e um computador com um bom processamento, para realizar as tarefas online, como aulas, trabalho e reuniões. Para que tudo ocorra bem, é imprescindível uma boa conexão de internet, mas na realidade, sabemos que não funciona bem assim.

Novidades
6 meses atrás
Dicas para resolver os problemas com a internet da sua casa

Existem inúmeros problemas de conexão, porém alguns que são mais comuns, tem uma facilidade maior para se resolver. O essencial é reconhecer o problema e tentar solucioná-lo com as ferramentas mais simples que você possui, sem precisar chamar alguém para solucionar os problemas para você.

Algumas ferramentas simples podem facilitar o andamento dos sistemas. Aqui vamos conferir algumas dicas simples que podem corrigir os problemas mais comuns conhecidos.

Experimenta desligar o roteador

Normalmente é a primeira solução que um TI indica, e na maioria dos casos, o problema é resolvido. Desligar o roteador ou modem que fornece a internet da sua casa, elimina algumas falhas e bugs temporários que a conexão pode ter, não só a conexão mas um processamento de qualquer eletrônico.

Experimenta desligar o roteador
Experimenta desligar o roteador

A maioria dos roteadores possui um botão escrito “reset”, porém ele desconfigura todo o sistema do aparelho, então para solucionar problemas simples, é melhor retirá-lo da tomada, aguardar cerca de 30 segundos e liga-lo novamente.

Teste outros dispositivos

Se a reinicialização do roteador não solucionar o problema, o próximo item é analisar se o problema está realmente na conexão ou no seu aparelho. Verifique a conexão em outros aparelhos que você tenha na sua casa como, tablets, outros smartphones, e computadores. Se possível, tente conectar um cabo de rede do seu computador diretamente no roteador.

Teste outros dispositivos
Teste outros dispositivos

Se a conexão dos outros dispositivos não funcionar, pode haver algum problema no seu roteador. Confira no site, ou entre em contato com a companhia, pois eles podem reiniciar o sistema deles e passar uma nova solução para você.

Solucione o problema do Wi-Fi

Se você tiver um cabo de rede na sua casa, o conecte no computador e no roteador ou modem, para ver se o problema está no conjunto de sua internet ou no seu Wi-Fi. Existem algumas formas de melhorar o Wi-Fi na sua casa, porém elas não são a explicação de quedas repentinas e sem explicação.

Se você tiver um cabo de rede na sua casa, o conecte no computador e no roteador ou modem, para ver se o problema está no conjunto de sua internet ou no seu Wi-Fi
Se você tiver um cabo de rede na sua casa, o conecte no computador e no roteador ou modem, para ver se o problema está no conjunto de sua internet ou no seu Wi-Fi

Se o Wi-Fi estava funcionando e de repente parou, e esse problema acaba persistindo, é difícil de identificar o problema. Analise as configurações do seu roteador em busca de soluções, configure todas as modificações recentes e verifique que a senha continue a mesma.

Procure solucionar os problemas com apenas um dispositivo

Se o problema persiste em apenas um dos seus dispositivos, o problema é mais específico. Uma solução descrita acima é, tente reiniciar o seu dispositivo e analisar as configurações de dados. Tente “esquecer” a rede de Wi-Fi e conectar colocando a senha novamente.

Procure solucionar os problemas com apenas um dispositivo
Procure solucionar os problemas com apenas um dispositivo

Verifique sempre as atualizações dos seus dispositivos e certifique-se de que ele está com a versão mais recente. Normalmente as atualizações dos sistemas operacionais dos aparelhos eletrônicos, conta sempre com melhorias de conexão e dados, além de outros aspectos, novos aplicativos entre outros. Além das atualizações, verifique os drivers do dispositivos, desinstalando e instalando novamente, para garantir que o problema não esteja neles.

Solução em um notebook

Se estiver usando um notebook, verifique se há possibilidades de ter um vírus instalado em seu computador. Alguns sistemas de antivírus ajudam a identificar a existência de um agente invasor e a solução para eliminá-lo, além de otimizar alguns dados e cuidar do processamento do seu aparelho. Além desses sistemas, o Windows e o macOS, possuem uma ferramenta de diagnóstico de conexão sem fio, que podem ajudar a solucionar o problema trazendo o ponto exato em que deu problema.

Se estiver usando um notebook, verifique se há possibilidades de ter um vírus instalado em seu computador
Se estiver usando um notebook, verifique se há possibilidades de ter um vírus instalado em seu computador

Verifique o navegador de web do seu computador, é possível que por algum a extensão ou plug-in do navegador, possa causar a interrupção do mesmo. Uma das soluções é, desinstalar e instalar o navegador novamente para forçar uma redefinição de software.

Nesse caso, tente desinstalar aplicativos, VPNs e drivers que foram instalado recentemente, pois quando o caso se trata de uma conexão que antes funcionava e agora não funciona mais, pode estar indiretamente correlacionada com sistemas ou aplicativos que você baixou recentemente. Como um último recurso, você pode resetar o aparelho, restaurando todas as configurações do dispositivo.

Analise suas configurações:

Verifique as configurações do seu aparelho e veja se aparece algo diferente. Uma das opções é tentar mudar de canal Wi-Fi, em alguns casos ele consegue melhorar a velocidade da conexão. Normalmente, os roteadores te colocam no melhor canal, porém se você mora em um prédio por exemplo, por conta de ter muitas redes próximas, o canal fica congestionado tornando-se lento.

Para mudar de canal, você deverá pesquisar em suas configurações e então encontrar a melhor opção de canal. Normalmente, é melhor escolher um canal com diversos números de distância do atual, evitando sobreposição.

Alguns roteadores cuja as versões sejam mais recentes, fazem o trabalho para você. Eles tem um sistema para encontrar o canal com menor interferência e irão garantir que você esteja nele.

Outras opções

Manter o sistema operacional do seu dispositivo como, software e firmware pode evitar alguns problemas comuns na sua conexão, pois mantê-las em versões mais recentes, traz uma melhoria no processamento como um todo.

Manter o sistema operacional do seu dispositivo atualizado
Manter o sistema operacional do seu dispositivo atualizado

Se você acha que o problema está em alguns hackers, como vizinhos utilizando a sua rede através de aplicativos que descobrem senhas de Wi-Fi, você pode resetar as configurações do aparelho e alterar a senha.

*Com informações do Gizmodo.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?