Empregos em TI estão no topo do ranking sobre mercado de trabalho

O mundo mudou de maneira absurda nos últimos 20 anos. Quando olhamos itens que eram tidos como tecnológicos até os anos 2000, hoje chegamos até a rir da forma em que os mesmos se tornaram obsoletos. Quem poderia imaginar que aquele moderníssimo Motorola Razr V3 se tornaria extremamente velho quando comparado com os atuais IPhones?

Novidades
5 meses atrás
Empregos em TI estão no topo do ranking sobre mercado de trabalho

Mas a tecnologia afetou não apenas nossas vidas pessoais como também mudou por completa as profissionais também. A cada dia que passa, a tecnologia da informação (famoso TI) vem ganhando cada vez mais importância no mercado de trabalho e forçando até mesmo que algumas posições que até pouco tempo atrás jamais pensavam em ter o uso da tecnologia ter a mesma como aliada iminente na busca por um bom emprego na área.

Onde podem trabalhar?

As empresas de tecnologia estão crescendo de maneira vertiginosa e não há nenhuma previsão de estagnação do crescimento das mesmas nos próximos anos. No top 6 das marcas mais valiosas do mundo, 5 são de tecnologia (Apple, Google, Amazon, Microsoft e Samsung).

Além destas gigantes do ramo, ainda existem outras grandes empresas como Intel, Oracle, Cisco, SAP, SalesForce, HP, IBM entre várias outras que estão ligadas ao meio tecnológico. Até mesmo empresas mais novas e inovadoras como Facebook e Uber fazem questão de terem profissionais especializados com informática, afinal, as mesmas dependem da rede para fazer seus bilhões.

Mas indo além das grandes empresas, o ramo de TI também pode chegar em empresas menores que prestam serviços para outras, como por exemplo tomando conta de um software e fazendo com que o mesmo funcione da melhor forma possível.

Também empresas que não tem nada a ver com a tecnologia contratam (e muito) profissionais dessa área para atuarem em seus sistemas, desenvolver os mesmos e tomar conta de seus servidores.

Empregos em alta

Se o que não falta são empresas contratando funcionários para a área de TI, os tipos de emprego para a tecnologia da informação também são os mais diversos possíveis, podendo ter dezenas de carreiras para serem seguidas ao se decidir entrar para esta área.

A rede social profissional Linkedin divulgou pela primeira vez uma lista de profissões que ganharam maior relevância no mercado de trabalho no Brasil (antigamente este levantamento era feito levando o mundo inteiro em consideração, sem dados para países isolados), sendo que das 15 profissões destacadas, em absolutamente todas é necessário algum conhecimento de informática e 9 delas são diretamente ligadas com o TI.

A segunda profissão geral deste ranking é para engenheiro(a) de cibersegurança com cresci mento anual de 115%, sendo seguido por Cientistas de dados, engenheiro de dados, especialista em IA (Inteligência Artificial), programador de JavaScript, Desenvolvedor para Salesforce e recrutador especialista no setor de Tecnologia da Informação, sendo este último com o crescimento de “apenas” 56%.

E este mundo está tão farto de empregos que as empresas que atuam nesta área são geralmente as mais procuradas e concorridas para uma vaga (vai me falar que você nunca sonhou em trabalhar no Google?). Entre todas as profissões do Ranking, 11 em cada 15 cargos tem como o setor de TI um dos três favoritos para se trabalhar.

Habilidades até para quem não é da área

Mas você pensa que apenas os profissionais da área de TI necessitam saber de informática para conseguirem ser facilmente empregados? Hoje em dia a informática exige que todos tenham pelou menos o mínimo de familiaridade com a mesma, até mesmo se sua área não estiver diretamente ligada com ela.

A primeira profissão geral do ranking é a de Gestor de Mídias Sociais, com crescimento de 122%. Não tem nada haver com os sistemas complexos do TI, mas conhecimento em Photoshop, Illustrator, Marketing Digital e saber lidar com redes sociais são fatores primordiais para esta carreira.

Ainda não está convencido? Em nono lugar, o Investidor Day Trade aparece com crescimento de 69%, tendo a função de negociar ações da bolsa de valores no mesmo dia visando retorno. Ao utilizar a internet, o mesmo pode adquirir maior conhecimento da bolsa e aderir a metodologias como a Technical Analysis, fazendo com que as máquinas se tornem aliadas desta profissão que cada vez mais ganha destaque.

Esta é a lista dos 15 empregos mais emergentes em 2020 no Brasil:

  • 1. Gestor(a) de mídias sociais
  • 2. Engenheiro(a) de cibersegurança
  • 3. Representante de vendas
  • 4. Especialista em sucesso do cliente
  • 5. Cientista de dados
  • 6. Engenheiro(a) de dados
  • 7. Especialista em Inteligência Artificial
  • 8. Programador(a) de JavaScript
  • 9. Investidor(a) Day Trader
  • 10. Motorista
  • 11. Consultor(a) de investimentos
  • 12. Assistente de mídias sociais
  • 13. Desenvolvedor(a) de plataforma Salesforce
  • 14. Recrutador(a) especialista em Tecnologia da Informação
  • 15. Coach de metodologia Agile

A carreira de TI vale a pena?

Com tudo isso, você deve estar pensando que a carreira de TI é um paraíso com altos salários e fartura na opção de empregos. E isso é verdade sim! Mas não esqueça que esta área embora muito reconhecida exige uma familiaridade com números (muitos deles aliás) e diversos algoritmos. Então, se não gosta muito de excesso de números, saiba que você poderá ter dificuldades em entrar nesta área.

Existem também outras áreas onde também existem boas oportunidades de emprego (não tantas quanto as da área de TI), mas com uma coisa em comum entre o TI e as demais áreas: A utilização da informática passou de ser um diferencial e se tornou essencial!

*Com informações da Agência Brasil e LinkedIN.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?