Ensinar programação para crianças é uma boa ideia

Foi-se o tempo em que os estudantes escolhiam a profissão com base apenas na tradição familiar ou em alguma aptidão específica. Atualmente, explorar habilidades sociais e de resolução de problemas está no topo das demandas das empresas de todo o mundo e as escolas devem estar preparadas para esse cenário.

Novidades
4 semanas atrás
Ensinar programação para crianças é uma boa ideia

Um bom exemplo acontece em Curitiba (PR). Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Anjo da Guarda contam com aulas de programação na grade curricular. De acordo com o professor da disciplina e especialista em Redes, Marcelo Gasparin, a ideia é mostrar aos alunos como é possível resolver os problemas por meio do planejamento e da lógica computacional.

“Não é preciso ter aptidão para Ciências Exatas para aprender programação. Mesmo que o estudante deseje se tornar médico, arquiteto ou qualquer outra profissão do futuro, vai ter que dominar essa habilidade para ter um bom desempenho em qualquer área que escolher”, comenta.

As aulas são práticas e realizadas nas plataformas Scratch e Swift, mundialmente utilizadas para ensinar programação para crianças. Os exercícios desenvolvem o raciocínio lógico, pensamento computacional e a solução de problemas, em uma escala crescente, que evolui com o aluno. “

Estamos apresentando ferramentas e caminhos para estimular a criatividade dos jovens. Mais que consumidores de jogos, aplicativos e sistemas, eles podem ser criadores de novas soluções que ainda nem imaginamos serem possíveis”, explica Gasparin.

“Essa já será uma linguagem nativa para eles, diferente do que é para nossa geração”, conclui.

Não é preciso ter conhecimento em ciências exatas

Qualquer pessoa pode programar. Com aulas básicas sobre o assunto e pensamento lógico, é possível aprender a linguagem considerada universal.

Programar desenvolve a criatividade

Aprender lógica computacional e resolver problemas de diferentes formas abre possibilidades novas de criação e resolução de questões inovadoras. Novas habilidades trazem novos cenários e caminhos para qualquer projeto.

Pensamento lógico apoia todas as áreas

Não é só na computação que a lógica se aplica. Seja nas ciências humanas, sociais ou exatas, a lógica ajuda a resolver questões essenciais de qualquer profissão, até mesmo das que ainda nem conhecemos ainda. Por que a lógica ensinar a pensar!

Ser criador e não apenas consumidor

Resolver problemas cotidianos e facilitar a vida por meio da tecnologia é uma possibilidade real para quem domina a linguagem computacional. Os alunos deixam de apenas consumir jogos, aplicativos e sistemas para desenvolver suas próprias soluções para o mundo.

Aprender a aprender é um caminho sem volta

Adultos que aprendem a usar computadores depois de uma certa idade, tendem a resolver problemas de uma maneira diferente do que crianças que já nasceram cercadas de telas e diferentes tecnologias à sua volta. O acesso à informação abre um universo de possibilidades e nos mostra os mais variados caminhos a serem seguidos.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?