Celeste é um game que precisa ser mobile

Celeste, feito pela Matt Makes Games, mesma criadora do Town Fall e lançado em 2018 para Pc, Ps4, Xbox One e Nintendo Switch.

Jogos
2 meses atrás
Celeste é um game que precisa ser mobile

O game nos trás uma experiência interessante sobre a personagem principal, Madeline. Todos os acontecimentos se passam em torno dessa garota e sua jornada ao topo da montanha com o mesmo nome do game.

Para conseguir alcançar nosso objetivos teremos diversos obstáculos, como espinhos, plataformas móveis e etc.

A Escalada

A história é baseada em uma garota que está subindo uma montanha, e por mais que seja simples, não é. Todos os desafios que são dados ao jogador, são minúsculos se comparados aos problemas da protagonista, sendo que temos como antagonista do game. Uma parte ruim dela que nos causa vários e vários problemas sempre atrapalhando, com o total objetivo de acabar com a nossa grande escalada. Enquanto estamos indo cada vez mais alto, a versão malvada da Madaline aparece com maior frequência.

No inicio da montanha temos uma senhora que nos alerta sobre o que iremos passar e que não estamos preparados, logo ao começar a verdadeira jornada somos apresentados á um mapa em três dimensões e para chegar ao topo, passaremos por algumas fases cada uma é um local sempre diferentes uns dos outros, pois entrega algum obstáculo ou novo item para ter uma melhora total no jogo, uma mudança constante na forma de se passar para a próxima fase e ir ao topo.

Em Celeste morremos diversas vezes as vidas são infinitas e o renascimento é instantâneo, nunca desanimando o jogador o gamer sempre fica incentivado a tentar mais e mais, desistir vira impossível. A inspiração vem em forma da trilha sonora, que é muito boa, e acaba por combinar com o local que estamos. Temos momentos tensos e desafiantes na gameplay, que acompanhados da música de fundo traz um certa tensão ao jogador também. Tudo nesse jogo é bem feito e sua jogabilidade é suave, seus gráficos incríveis para um jogo de plataforma 2D e sua história cativante é imperdível.

Emoções (Spoilers)

O por que esse jogo é uma das verdadeiras obras de arte? Não é pelo seus gráficos ou pela sua história e sim pela sua personagem. A Madaline, que não tem controle total dos seus sentimentos é praticamente o reflexo de algumas pessoas, que tem diversos problemas de insegurança. Vemos a antagonista sempre diminuindo a protagonista de forma opressiva, com a ideia de não fazê-la alcançar o seu objetivo. E nós, como controlamos a principal, não paramos de ajudá-la a concluir sua missão mais complexa como lidar consigo mesma e seu lado ruim.

O jogo Celeste é eletrônico e canadense, criado por Matt Thorson e Noel Berry. (Foto reprodução)
O jogo Celeste é eletrônico e canadense, criado por Matt Thorson e Noel Berry. (Foto reprodução)

Madaline, vai subindo a montanha e fugindo dos seus sentimentos, até que eles à alcançam, fazendo ela cair até o pé da montanha e começar a subir tudo novamente, porém vamos indo atrás do lado ruim da protagonista, indo atrás da escuridão dela, tentando impedi-la de acabar com a nossa escalada. Conforme fazemos isso, descobrimos que a principal, tem diversos problemas para se lidar, isso nos gera um sentimento de empatia enorme por ela.

Próximo a reta final, nós aceitamos a antagonista como uma parte da Madeline, que vai acompanhar até o final do game, porém, nos ajudando. Elas se aproximam, uma perdoa a outra e mostra que não é bom fugir deles, pois há a chance de piorar a situação de tudo fazendo todos os nossos objetivos irem por água abaixo. O jogo em si e sua história sobre a protagonista com problemas consigo mesma, é mais para ensinar para o jogador uma lição emocional, isso é bem visto em jogos que costumam a ser mais elaborados como God Of War(2018) e The Last Of Us part II, que são jogos que entrega uma exploração emocional interessante, e Celeste faz essa mesma coisa de uma forma única.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?