Google cria site que te ajuda a identificar phishing

Todos os dias nossos e-mails recebem informações de todos os lados. Seja do trabalho, de lojas, do banco, de softwares ou até mesmo de notificações de redes sociais, o e-mail é muito utilizado na sociedade atual.

Novidades
8 meses atrás
Google cria site que te ajuda a identificar phishing

Mas mesmo com toda essa utilidade, muitos enxergam uma oportunidade de se aproveitar e cometer crimes na web, fazendo com que muitas pessoas caiam em e-mails que cada vez parecem mais realistas. Sabendo desse problema, a Google decidiu ajudar a “treinar” seus usuários contra esse mal.

O que é um phishing?

O phishing é um termo em inglês que vem de fishing (pescar) devido a semelhança entre as duas técnicas, sendo que ambas visam “pescar” algo. No caso do phishing, seria os dados confidenciais das vítimas.

Por exemplo, você recebe um e-mail que aparentemente é da Google dizendo que seu celular está com um problema no armazenamento e te encaminham um link para poder salvar as fotos. Acessando esse link você é redirecionado para uma página onde você coloca sua senha e dados para hipoteticamente ajustar o armazenamento.

Porém, a única intenção do phishing é coletar suas informações pessoais e as utilizar para benefício dos hackers. O exemplo acima pode parecer bem simples, mas acredite, os golpes estão cada vez mais bem organizados.

O teste

Pensando nesse mal que só em 2014 resultou em um prejuízo de 5 bilhões de dólares no mundo inteiro, a Google lançou um teste (conheça aqui) para ver se você seria enganado facilmente ou não em alguns desses e-mails falsos que contêm arquivos que visam roubar seus dados.

Apelidado de Phishing Quis, o site te proporciona um ambiente de e-mail convencional e com algumas situações para analisar se estamos falando de uma fraude ou não. Ao total, são oito questões.

Ao final de cada questão, mesmo que tenha acertado, o site irá te mostrar como agir para identificar a veracidade desde o remetente até o link que você seria direcionado ou o arquivo que foi mandado.

Dicas para evitar

A Google também disponibiliza algumas dicas sem o teste para quem não quer cair no Phishing.

Entre elas, ficam sempre desconfiar de um remetente desconhecido, ficar atento com aquelas ofertas que parecem surreais, nunca confiar em anexos de desconhecidos, identificar a autenticidade de um site antes de colocar no mesmo seus dados, verificar se o site possui conexão segura (https) e criar senhas diferentes para cada e-mail que você utilizar.

*Com informações da Gizmodo, Google e Motherboard.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?