Huawei FreeBuds 3: bom, mas sem cancelamento de ruídos

A empresa Huawei Technologies Co, é de natureza multinacional com apresentação de ferramentas para redes e telecomunicações, fundada na província de Guangdong, na China. Atualmente ela é a maior fornecedora de equipamentos dessas redes para o mundo inteiro.

Novidades
5 meses atrás
Huawei FreeBuds 3: bom, mas sem cancelamento de ruídos

Novidade por aí… A companhia lança um produto com as mesmas tecnologias dos AirPods da Apple, com dispensa do uso de fios conectados ao celular, chega aí o mais novo FreeBuds 3, o produto conta com muitos benefícios, mas sempre temos um porém. Ele não apresenta uma ferramenta de isolamento de ruídos externos, como os AirPods apresentam.

A ideia, é recriar os produtos até que sejam preferíveis por milhões de clientes, e que sejam comprados com um custo um pouco mais baixo, pouco. Assim com a intenção de vender muito mais e sempre ser o Nº 1 na explosão de novidades dos produtos.

Parecido com AirPods, mas nem tanto

Os AirPods, são fones de ouvido sem fio da Apple, conseguem ouvir ao vivo em tradução livre, permite “espionar” as pessoas mesmo eu estejam em outro lugar. Os auscultadores usam a tecnologia de bluetooth e também possuem o cancelamento de ruído, uma tecnologia para anular o ruído de fora.

No ramo da tecnologia, tudo o que a Apple cria ou recria, outras empresas tentam recriar o mesmo produto com um formato mais eficiente de custo mais baixo. Pois subentende-se que as pessoas irão optar pelo mesmo produto com um custo muito menor, tendo a mesma durabilidade e função.

A empres Huawei seguiu o mesmo procedimento com os AirPods e produziram o FreeBuds 3, que usam a mesma tecnologia de bluetooth, porém eles não apresentam esse cancelamento de ruído que é essencial. O isolamento de ruído, permite que os barulhos externos do ambiente não interfiram nos sons produzidos por esses produtos, ele funciona até mesmo quando você não está ouvindo músicas.

FreeBuds não possuem muita diferença de peço dos AirPods.
FreeBuds não possuem muita diferença de peço dos AirPods.

Contudo, os FreeBuds não possuem muita diferença de peço dos AirPods. Será que vale a pena pagar quase o mesmo valor que os AirPods propõe para ter diferença de função?

Design bonito mas sem exclusividade

A Huawei tenta representar uma ideia de luxo e nobreza na caixa dos FreeBuds 3, além de outros produtos da companhia seguir a mesma ideologia. No layout é representado pelos fones ao lado de sua caixinha de plástico, e em cima da imagem, o nome do produto escrito em dourado, juntamente do logo e nome da empresa, trazendo uma representatividade do produto.

A “casinha” que se encontra os fones, fica dentro desse conjunto, apoiado em uma estrutura emborrachada – pessoas relatam que tem uma grande dificuldade de tirar o case dessa estrutura, com a maior chance dele cair no chão, pela força aplicada para tentar tirá-lo de lá – por esse esforço, a caixa fica com algumas marcas amassadas.

O design do case do fone é um pouco redondo e meio gordinho, ele segura tudo para o lado de dentro e trabalha com a tecnologia de imãs. Os fones se encontram exatamente no ponto certo para recarga, sem que precisem ser retirado desse estojo. Ele possui uma dobradiça em metal que não fica aparente quando está aberta.
O carregamento sem fio consegue ser realizado, você pode colocar a abertura da tampa voltada para a base de carregamento, funciona mas, impede que a pessoa abra o case enquanto carrega. O carregamento por fios também funciona, sendo de forma mais fácil, o receptor fica na parte inferior e não atrapalha na abertura da tampa.

O detalhamento do case dos Freebuds são diferentes dos AirPods, eles são maiores, mais largos e vem com mais energia do que o produto da maçã, entretanto, eles ainda ficam no bolso sem um volume exagerado, as laterais arredondadas ajudam muito nesse fator. O design no fone é praticamente igual dos AirPods, tendo a mesma aparência e detalhes. Eles ficam visíveis no ouvido e firmes na mçao quando são retirados do seu case.

A Huawei é a maior fornecedora de equipamentos dessas redes para o mundo inteiro.
A Huawei é a maior fornecedora de equipamentos dessas redes para o mundo inteiro.

Som e funcionamento dos FreeBuds 3

O encaixe dos fone no ouvido é perfeito. Eles oferecem uma qualidade boa de som, apresentando os agudos, médios vivos e acabam pecando um pouco no grave. Você acaba sentindo esse som, mas falta incorporação. Foi visto que ao colocar no volume máximo, há muita distorção e os agudos se sobressaem, prejudicando a audição se ouvir por muito tempo.

Os fones são controlados por um aplicativo que no sistema Android se chama “Al Life” e no IOS “Huawei Smartphone”. Nele estão marcados a porcentagem da bateria dos dois fones e do estojo, configurações de atalhos, ajustes de cancelamento de ruídos e atualização operacional.

A bateria garante algo próximo de 3 horas e meia até 4 de autonomia com o isolamento ligado. Esse valor é dado como baixo perto do WF-1000XM3, que alcança 6 horas de bateria e tem o corpo menor.
O aplicativo é bem melhor para quem possui um smartphone Huawei, apenas nisso, você consegue ter um card visual igual ao da Apple, que aparece toda vez que um AirPod é aberto perto de outros dispositivos Apple. Ela mostra a porcentagem da bateria e com um recurso de animação. No sistema android essa ferramenta não acontece, mesmo com o aplicativo instalado.

Um recurso muito utilizado agora em fones de ouvido é o isolamento de ruído. Ele funciona de duas maneiras:

  • Forma ativa: Compreende o som externo e emite uma onda inversa ao seu ouvido, diminuindo o som estático.
  • Forma passiva: O som do ambiente externo, encontra uma barreira física para entrar no canal auditivo.

No que a Huawei pecou em relação ao cancelamento de ruído?

O propósito de funcionamento do isolamento de ruído, funciona. Porém, a Huawei pecou em um dos pontos, ela escolheu apenas o isolamento ativo, sem colocar algum tipo de borracha ou método de diminuir o barulho que fica no espaço entre o fone e o ouvido. Devido a anatomia da orelha de cada indivíduo, o isolamento será pior para alguns e melhor para outros, mas terá menos eficiência do que os dos concorrentes por justamente não apresentar nenhuma borracha.

Dos maiores concorrentes do Brasil (AirPods Pro e WF-1000XM3), o FreeBuds foi o que menos conseguiu isolar o barulho. No aplicativo, existe uma área específica para ajustar o isolamento, sendo outra ferramenta que a FreeBbuds pecou também. Ao invés de colocar uma barra que vai do mínimo para o máximo, foi colocado uma interface que gira sem fim, ela lembra um dial de rádio, fazendo com que a pessoa não tenha o parâmetro do quão ajustado está.

Neste caso, você precisa encontrar o melhor ponto de isolamento ouvindo o som. Não possui nenhuma ferramenta automática ou com alguma ajuda de inteligência artificial. No AirPods, a Apple faz um ajuste constante para garantir um melhor isolamento.

O encaixe dos fone no ouvido é perfeito. Eles oferecem uma qualidade boa de som, apresentando os agudos, médios vivos e acabam pecando um pouco no grave.
O encaixe dos fone no ouvido é perfeito. Eles oferecem uma qualidade boa de som, apresentando os agudos, médios vivos e acabam pecando um pouco no grave.

É um bom investimento adquirir este produto?

Os AirPods não são como o Apple Watch, ou seja, eles funcionam em qualquer sistema e produtos, que aceita fones de ouvido bluetooth. Neste caso, os três concorrentes aparentam estar no mesmo patamar em questão de funcionalidade nesses sistemas. Os AirPods são o dobro do preço dos FreeBuds, mas o modelo da Huawei está quase o mesmo preço do WF-1000XM3 da Sony, que apresenta dois pontos essenciais: ótima autonomia de bateria e marca mais famosa do Brasil.

Em comparação ao modelo da Sony, o valor é muito parecido e o WF-1000XM3 são mais discretos e oferecem melhores resultados na qualidade sonora, na autonomia da bateria e no isolamento ativo de ruído. No modelo da Huawei, ao remover um dos lados que está na cabeça, não faz a música pausar automaticamente. Já nos outros dois concorrentes esse fenômeno acontece.

Os FreeBuds 3 são mais interessantes se você quiser um enfoque no visual idêntico ao AirDrop, sem ser da Apple. Pois ele apresenta esse pontos negativos citados anteriormente. Você consegue encontrar alguns produtos AirPods por um preço mais baixo no varejo. Se você possui dinheiro para comprar os FreeBuds 3, é melhor que compre os AirPods, pois em questão de design e funcionalidade, ele é muito melhor.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?