Idoso engasgado é salvo graças a botão de emergência; entenda o caso

Um incidente de engasgamento teve um desfecho positivo graças à ativação de um botão de emergência instalado na cidade. Na última quinta-feira (24), um idoso que estava em apuros ao se engasgar com um pedaço de carne foi prontamente socorrido após acionar o dispositivo de emergência.

Notícias
6 meses atrás

O botão de emergência foi recentemente implementado pela prefeitura de Santa Maria em um totem estrategicamente localizado no Centro da cidade. O objetivo do sistema é sinalizar as autoridades de segurança sempre que alguém enfrentar uma situação de risco que exija ajuda imediata.

O evento em questão marcou a primeira vez que o botão de emergência foi utilizado com sucesso. Localizado na torre de monitoramento entre o calçadão Salvador Isaia e o viaduto Evandro Behr, o dispositivo foi ativado por um homem que avistou um idoso de 65 anos em perigo próximo dali.

Idoso Recebe Atendimento Imediato Através de Botão de Emergência em Santa Maria (Foto: Reprodução /Prefeitura de Santa Maria)
Idoso Recebe Atendimento Imediato Através de Botão de Emergência em Santa Maria (Foto: Reprodução /Prefeitura de Santa Maria)

As imagens capturadas pelas câmeras de monitoramento mostram claramente o homem correndo em direção ao botão e ativando-o. Sua reação rápida foi devida ao idoso que estava enfrentando um engasgamento a poucos metros de distância.

No desenrolar dos eventos, dois guardas municipais responderam prontamente, realizando a manobra de Heimlich, um procedimento de primeiros socorros para desengasgar vítimas em perigo. Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e chegou ao local para prestar assistência. Felizmente, o idoso foi liberado poucos minutos depois, sem maiores complicações.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) informou que o botão de emergência ainda está em fase de testes. Equipes de segurança passarão por treinamento para lidar com esses tipos de pedidos. Previsto para 1º de setembro, o sistema entrará oficialmente em operação, permitindo que qualquer pessoa em situação de risco, desorientada ou enfrentando uma emergência possa acionar o botão. O Ciosp será notificado imediatamente para tomar as medidas necessárias.

A torre que abriga o botão de emergência está equipada com quatro câmeras de monitoramento e um interfone que permite a comunicação direta com os agentes de segurança. Esse projeto inovador é fruto de uma parceria público-privada com uma empresa de segurança que ofereceu a tecnologia à cidade sem custos.

Esse incidente destaca a importância de medidas de segurança proativas e tecnologicamente avançadas, que podem salvar vidas em situações de emergência.

*Com informações do G1.

Bagarai

Este é um site criado para quem ama ficar bem inforado, assim como nós do Bagarai. Aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?