Marca de batom no colarinho? Não se apavore. Dicas de como tirar manchas de roupas

Xi… você manchou aquela roupa que tanto gosta. Esfrega daqui, escova dali e nada! Não se preocupe, confira algumas dicas para remover vários tipos de manchas com praticidade e segurança.

Novidades
11 meses atrás
Marca de batom no colarinho? Não se apavore. Dicas de como tirar manchas de roupas

Suor

O suor causa manchas amareladas, que podem ser retiradas em uma bacia com suco de limão. Coloque a peça seca na bacia e deixe por um tempo. Depois, coloque-a de molho e lave normalmente.

Batom

Antes de lavar, passe um algodão com um pouco de álcool para tirar o excesso. Ou então, passe um pouco de vaselina sobre a manha e depois lave com água morna e sabão. Caso a mancha não saia, pegue um removedor e um pouco de detergente neutro e misture. Esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.

Café

Manchas recentes devem ser lavadas na hora. Para remover as antigas, esfregue por meia hora com um pano molhado em glicerina e depois lave com água quente e sabão neutro.

Ferrugem

A ferrugem pode causar um buraco em suas roupas. Misture sal e um pouco do sumo do limão verde, não use outro tipo de limão, pois o sumo pode instensificar a mancha. Em seguida coloque a roupa em um local que tenha sol. Você pode tirar a mancha mais rápido: o truque é colocar um pano branco sobre a roupa com a mistura e passar com ferro quente. A ferrugem sai na hora. Depois, lave normalmente.

Gordura

Use sabonete branco e lave na hora. Em seguida, despeje talco sobre a gordura e deixe até que o talco absorva a gordura. Escove e lave em seguida: na maioria dos casos, a mancha sai com o talco. Se persistir, coloque mais talco, mata-borrão e passe o ferro, bem acima do mata-borrão.

Você também pode molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repita o procedimento, desta vez embebendo a escova em água e vinagre.

Vinho

Existem algumas ótimas opções:

  • Lave o tecido em água morna imediatamente e deixe-o de molho com uma mistura de água quente, sabão em pó e detergente alcalino.
  • Na hora em que o vinho for derramado, polvilhe bastante sal ou esprema um pouco de sumo de limão verde.
  • Esfreque a mancha de vinho tinto com vinho branco e lave com água e sabão.

Graxa

Geralmente a mancha é removida com detergente alcalino. Se não for o suficiente, esfregue suavemente com um pouco de removedor e detergente neutro no local e lave em seguida.

Você também pode cobrir a mancha com um pouco de manteiga ou banha, para amolecê-la. Umideça em seguida com terebintina e raspe cuidadosamente com uma faca aquecida, até tirar a crosta da graxa. Molhe outra vez com terebintina e esfregue levemente até secar.

Sangue

Quanto mais tempo você demorar para limpar uma mancha de sangue, mais complicado fica.

A mancha pode sair na hora, com água oxigenada 10 volumes. Se continuar, lave normalmente com uma mistura de água fria, sal de cozinha e 5% de amônia.

Bagarai

O Bagarai.com.br é um site de notícias focado em automóveis. Saia do convencional, no Bagarai você encontra muito mais do que as últimas noticias, aqui você encontra conteúdo de uma forma bem humorada e divertida.

Vamos Bater um Papo?