Nova recomendação da OMS à população: Faça pagamentos por aproximação (VIA NFC)

A Organização Mundial da Saúde recomenda de que a população faça pagamentos via NFC ou Contactless (aproximação), devido ao alastramento do coronavírus, e de sua “vida” em ambientes externos, como em maçanetas, objetos e no ar.

Apps
2 meses atrás
Nova recomendação da OMS à população: Faça pagamentos por aproximação (VIA NFC)

A lógica dessa recomendação, é que tenhamos o mínimo de contato possível, pois as notas fiscais, a digitação nas máquinas de cartão e manuseio de dinheiro, são passados diariamente por diversas pessoas, e uma delas, pode estar contaminada com o COVID-19 sem apresentar sintomas aparentes, deixando o vírus então, por onde quer que elas passem.

também recomenda que ao manusear as notas e moedas, sempre lave as mãos e evite contato máximo com a sua face, pois o trajeto em que foi passado esse dinheiro pode trazer a contaminação não só do coronavírus mas de outros vírus aparentes.

OMS também recomenda que ao manusear as notas e moedas, sempre lave as mãos e evite contato máximo com a sua face, pois o trajeto em que foi passado esse dinheiro pode trazer a contaminação não só do coronavírus mas de outros vírus aparentes.

Entretanto, a OMS também recomenda que ao manusear as notas e moedas, sempre lave as mãos e evite contato máximo com a sua face, pois o trajeto em que foi passado esse dinheiro pode trazer a contaminação não só do coronavírus mas de outros vírus aparentes.

Como funciona essa tecnologia?

A tecnologia NFC (Near Field Communication) ou Contactless (sem contato) tem como objetivo pagamentos apenas por aproximação e não por contato, ou seja, com comprar ou vender algum produto, basta aproximar o seu celular no leitor de um leitor móvel de cartão, sendo ele de uma máquina de cartão ou até mesmo de um celular.

Essa tecnologia é a mais recente alternativa de pagamentos, devido também ao surto do coronavírus, muitos locais que já tem essa tecnologia disponível, estão adotando esse método, trazendo segurança e praticidade ao cliente.

Ao realizar uma compra, o valor e nome do produto adquirido irá aparecer na tela do smartphone, sendo aprovado pelo cliente, será diretamente debitado usando o meio de pagamento cadastrado para que realize essa operação. As transmissões são realizadas por radiofrequência, é necessário que os aparelhos tenham de 2 a 10 cm de distância, podendo ter variabilidade dependendo do aparelho móvel.

OMS recomenda muito cuidado e higiene por conta de cuidados necessários para evitar a contaminação mundial muito rápida.
OMS recomenda muito cuidado e higiene por conta de cuidados necessários para evitar a contaminação mundial muito rápida.

NFC no Brasil

Essa realidade já está em alta em outros países, porém no Brasil ela ainda têm sido implantada.

Alguns bancos já tem essa tecnologia adotada, como o Banco do Brasil que oferece a tecnologia via Ourocard para alguns cartões de créditos da empresa.

O Santander, além da nova realidade, inovou com outros produtos, como adesivos, pulseiras e outros dispositivos independentes que são capazes de realizar pagamentos, além dessas novidades, existe também o Santander Way que é capaz de fazer pagamentos de tarifa de ônibus via smartphones Android.

Além desses bancos, o Itaú Unibanco também entrou na jogada, trabalhando com a tecnologia nas máquinas de rede, e aprimorando cada vez mais para englobar mais serviços. O Bradesco também quer adotar essa realidade, firmando sua parceria com a Visa, eles tem como objetivo introduzir uma carteira digital para o sistema de operação Android.

Ao usar a tecnologia Contactcless ou NFC, podemos ver uma segurança a mais para a população e evita que alguns objetos possam trocar de mãos o tempo todo, por exemplo: manusear uma máquina de cartão, que passa por muitos clientes, podendo deixar o vírus ao digitar a senha do cartão. Ao realizar uma compra com o cartão habilitado dessa tecnologia ou utilizar o App Store e Google Play, nenhuma pessoa precisa encostar em seu aparelho além de você, trazendo segurança e praticidade.

A OMS tem observado essa opção após verem que a China e Coreia do Sul começaram a queimar ou desinfetar as notas que estão em circulação, portanto, viram que a melhor opção era realizar pagamentos com essa tecnologia, evitando que precise de desinfestação, trazendo mais comodidade, praticidade e segurança à população, evitando também, que o vírus se propague mais.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?