Bagarai
Carros
Motos
Carros
1 mês atrás

Novo Audi A1 surpreende no Brasil

Novo Audi A1 surpreende no Brasil

No Brasil desde 2016, o Audi A1 Sportback é um dos modelos mais esportivos do mercado automobilístico brasileiro. Com motor muito potente nas duas versões, elementos de segurança como controle de estabilidade e muito luxo por dentro e por fora.

Preço

O modelo apresenta duas versões: a Attraction com um valor aproximado de R$ 106.990 e a Ambition, por aproximadamente R$ 124.990. Não obstante o preço elevado, já foram vendidas mas de 500 mil unidades ao redor do Globo.

Motorização potente

Um dos destaques do Audi A1 Sportback é a motorização muito potente com a qual está equipado. A versão chamada Attraction conta com o motor 1.4 TFSI, de 1.395cc, 125 cv de potência e torque máximo de 200 kgf.m entre 1.400 e 4.000 rpm. Ele atinge os 100 km/h em 8,9 segundos. Sua velocidade máxima é de 204 km/h.

Já a versão Ambition é um pouco mais radical, conta com o motor 1.8 TFSI, de 192 cv de potência e torque máximo de 250 kgf.m entre os 1.250 a 5.300 rpm. É capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, podendo a velocidade máxima de 234 km/h.

Transmissão S tronic

A tecnologia da transmissão S tronic integra as duas versões. Trata-se de um câmbio de duas embreagens com 7 velocidades, que pode ser deixado no modo automático ou pode ser acionado de forma manual através da alavanca seletora no console central ou das palhetas (Paddle Shift) localizadas no volante.

Além disso, o modo automático conta com duas variações: o modo D é o que proporciona a condução mais econômica, procurando reduzir ao máximo o consumo de combustível; o modo S deixa a condução bem mais esportiva, mas consequentemente gasta mais conbustível.

Não para por aí, a tecnologia dessa transmissão trabalha com duas subtransmissões e duas embreagens multidiscos que operam as engrenagens de marcha, as quais estão distribuídas em eixos de tração distintos. Ambas estão ativas sempre, mas apenas uma por vez se conecta ao motor. Assim, as trocas são feitas pela intercalação das embreagens, o que proporciona muito mais eficiência ao veículo.

E se você pensa que isso gera um peso desproporcional se engana, ela pesa apenas 70kg, muito leve em comparação com as transmissões comuns. Difícil encontrar algo semelhante no mercado atualmente.

Design esportivo por DNA

O A1 sempre teve uma cara esportiva, mas nessa geração de 2016 isso foi elevado ao auge. Suas curvas são claramente esportivas, faz parte do seu DNA. Além disso, o modelo foi melhorado na sua aerodinâmica, por isso cresceu 2cm em relação à geração anterior. A pintura do teto em cor contrastante ainda aumenta essa prerrogativa esportiva do carro.

Interior luxuoso

O interior do veículo não fica atrás. Os controles do carro estão disposto de modo muito inteligente, e contornados com frisos cromados bem finos, dando ao modelo um ar de sofisticação e luxo. Todo o visual interno parece possuir uma tecnologia bastante avançada.

Chassi especial

O chassi compacto torna o A1 mais ágil e a nova direção eletromecânica proporciona uma dirigibilidade melhor ao motorista, entregando a assistência ideal em todas as situações de rodagem.

Controle de Estabilidade

Um carro capaz de tal performance precisava ter um sistema de controle de estabilidade compatível. Pois bem, o Audi A1 oferece o melhor sistema para isso. O ESC (Electronic Stabilization Control) do modelo garante a estabilidade do veículo nas situações mais extremas, permitindo ao motorista dirigir de forma mais ágil sem perdera segurança.

Ele, contudo, pode ser desativado em dois níveis distintos: funcionando mas no modo esportivo, portanto, com uma pequena intervenção no sistema; ou completamente desativado, o que permite, para motoristas muito experientes, uma possibilidade de maior controle sobre o veículo, ou melhor, um controle mais “manual”.

Porém, mesmo quando desativado completamente, a vetorização de torque continua ativa para garantir a precisão na direção do veículo e o EDL (Electronic Differential Lock – bloqueio eletrônico do diferencial) também permanece em funcionamento para assegurar o máximo de tração.

Freios diferenciados

Os freios, como seria de esperar-se, são condizentes com potencial do veículo: discos dianteiros ventilados com 256mm (Attraction) e 310mm (Ambition) de diâmetro. Nas rodas traseiras as duas versões usam os mesmos discos de 230mm, com pinças flutuantes de alumínio.

Versões e itens de série

A versão de entrada – se é que podemos falar isso – Attraction conta com: rodas de liga leve aro 16 e pneus 215/45; acabamento interno em preto brilhante, bancos dianteiros esportivos com ajuste de altura; teto revestido de tecido preto, volante e a manopla da alavanca da transmissão revestidos em couro; Audi Music interface e o Audi Sound System; rádio MMI, Bluetooth para conexão de telefones celulares.

A versão top de linha traz: rodas de liga leve aro 17; o arco preto brilhante e o pacote S-Line. O teto pode ter pintura contrastante e, opcionalmente, teto solar “Open Sky”, com acionamento elétrico; faróis bi-xenônio com luzes de condução diurna em LED; isolamento térmico dos vidros laterais e traseiros.

Ambas versões contam com air-bags frontais, laterais e de cortina, além da possibilidade de receber o pacote opcional WDI que consta de: controle de cruzeiro (piloto automático), sistema de chave Keyless-go e o equipamento de som Bose Surround. Na versão Attraction o WDI ainda inclui o pacote de luzes, item que já é de série na versão Ambition.

Conheça mais o Bagarai

O Bagarai.com.br é um site de notícias focado em automóveis. Saia do convencional, no Bagarai você encontra muito mais do que as últimas noticias, aqui você encontra conteúdo de uma forma bem humorada e divertida.

Vamos Bater um Papo?