O que é NFT art? conheça essa nova moda de coleção digital

A tecnologia está cada dia mais avançada no mundo inteiro, e quando você acha que não podem inventar mais nada, eles aparecem com algo novo e que ainda por cima faz muitos sistemas renderem milhões com esses novos recursos.

Novidades
3 semanas atrás
O que é NFT art? conheça essa nova moda de coleção digital

Uma nova ferramenta chamada Non-Fungible Token, conhecida também como NFT, está revolucionando a era digital, onde personagens, músicas, obras entre muitos outros aspectos estão sendo modificados digitalmente pelo mundo todo.

Para expressarmos um pouco o NFT, imagine que um leilão onde tem várias pessoas reunidas para adquirir uma peça rara, então, esse novo recurso do NFT basicamente funciona assim, porém digitalmente. Vamos entender direito qual é o conceito dessa nova tecnologia e como de fato ela funciona.

O que é o NFT?

O GIF do Nyan Cat foi um dos NFTs vendidos recentemente
O GIF do Nyan Cat foi um dos NFTs vendidos recentemente

A sigla NFT significa “Non-Fungible Token”, a palavra token é uma espécie de selo que pode ser um registro de um ativo que está na forma digital, como se fossem “moedas”, um exemplo que podemos citar é o sistema da blockchain que é uma rede cheia de criptografias, onde permitem que essa movimentação de “moedas/ativos” possam funcionar em formato digital, como a ferramenta do bitcoin.

A palavra Non-fungible significa, não-fungível, ou seja, aquilo que é único, raro, e que não pode ser substituído, então é como se nenhum outro produto ou ativo possuísse a mesma autenticidade, sendo criptografias únicas e diferentes de quaisquer aspectos.

Então juntando os dois significados, NFT significa um token que possui a sua própria autenticidade, onde não pode ser substituído por nenhum outro, e tudo isso de forma digital. Lembra do leilão? Então, é praticamente o mesmo raciocínio, porém é completamente digital, onde não se possui nada físico.

O que é Blockchain?

O mosaico de obras leiloado pelo artista Beeple
O mosaico de obras leiloado pelo artista Beeple

O sistema de blockchain é repleto de criptografias, já que o mesmo é responsável por armazenar informações relevantes sobre registros de moda virtual, um exemplo mais comumente conhecido desse sistema é a bitcoin.

Então ele atua nessa proteção de dados como transações das bitcoins ou de qualquer outra moeda, informações da pessoa que enviou, que recebeu, qual local dessa ferramenta a transação foi realizada entre outros. E tudo isso é protegido para não vazar, por aquele monte de criptografia.

Então imagine uma rede que é formada por diversos blocos, que é onde fica armazenado os períodos, tempos e informações relevantes sobre qualquer aspecto da moeda virtual. Ela é formada por mineradores, que são responsáveis por monitorar todos esses registros.

O que são Bitcoins?

Bitcoin
Bitcoin

Explicando etapa por etapa talvez seja mais fácil de entender esse novo sistema, então separamos pra vocês a definição de bitcoins, que nada mais é do que moedas virtuais, sabe aquele dinheirinho que você tem no jogo fictício? É basicamente a mesma coisa, só que de verdade!

Ela serve pra muitos investidores, onde são comprados e vendidos esses ativos apenas pelos meios virtuais, ela é semelhante ao dólar e outras moedas, mas a diferença é que essas outras existem fisicamente, e a bitcoin não.

Não se sabe exatamente de sua origem ou quem a criou, mas o que sabemos é que um programador a desenvolveu em 2009, visando facilitar as negociações que ocorrem virtualmente, por isso ela é muito utilizada entre investidores.

Como funciona o sistema NFT?

Os tokens ficam disponibilizados de forma digital, e quando alguém adquire esse ativo, ela passa a ter como se fosse um certificado de compra, que é registrado no sistema da blockchain. Então você tem uma comprovação que aquele ativo virtual, é seu.

Qualquer pessoa pode adquirir esse NFT, mas ele não é tão baratinho como pensamos, chegando a valer milhões dependendo do “produto” que você quer adquirir. Alguns passam a comprar quando tal ativo ainda não é tão valioso, e depois pode acabar vendendo por um preço maior.

É um jogo de mercado investidor só que apenas virtualmente, diversas coisas já foram vendidas como NFT, como imagens que foram transformadas, artes digitais, álbum de música, colagens, painéis entre muitas outras coisas que você imaginar.

Algumas companhias ainda chegaram a proibir o uso de seus produtos para transformar em um NFT, como a DC por exemplo, que não quis que usassem os retratos de seus personagens para “leiloarem” como um NFT por aí, já que a mesma, pensa em investir nesse sistema daqui a um tempo.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?