O que são pagamentos NFC e Contactless

Recomendação à população é para fazer pagamentos por aproximação.

Novidades
2 meses atrás
O que são pagamentos NFC e Contactless

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez recomendações ao mundo para que todo pagamento presencial seja efetuado de maneira segura e distante, ou seja, usar a tecnologia de aproximação dos mecanismos de pagamento, seja o celular, seja o próprio cartão bancário ou de crédito.

Trata-se de uma ferramenta chamada de NFC, que significa “Near Field Communication” em inglês e representa Comunicação por Campo de Proximidade ou, outra forma de pagamento chamada de Contactless, que significa ser uma espécie de pagamento sem contato.

Pagamento sem contato com a máquina receptora.
Pagamento sem contato com a máquina receptora.

Estes tipos de pagamentos tem como objetivo efetivar pagamentos apenas por aproximação e não por contato, ao comprar ou vender algum produto, basta aproximar o seu celular no leitor de um leitor móvel de cartão, sendo ele de uma máquina de cartão ou até mesmo de um celular. Vamos explicar isso melhor.

O que é NFC – Near Field Communication

Para quem já conhece a tecnologia, fica mais tranquilo o uso, já quem não conhece, quer entender para saber se é seguro. Como dissemos, NFC trata-se de uma sigla de origem americana que se refere a Near Field Communication, que traduzindo para nossa língua fica Comunicação por Campo de Proximidade.

Ela é uma tecnologia capaz de fazer a comunicação de dados entre dois pontos, então dois dispositivos (a maquininha  e o cartão ou a maquininha e o celular) estando compatíveis e muito próximos podem fazer as transações comerciais.

Este tipo de ferramenta dispensa o uso de qualquer cabeamento ou contato e só é diferente do Bluetooth porque funciona com medidas de aproximação diferentes, o Bluetooth tem um sinal maior enquanto o do cartão é menos que 10 cm de distância entre dispositivos a receber ou enviar dados, o que faz ser mais seguro.

As transmissões de informações via NFC são instantâneas, dependendo de seus bancos, chegam a  dispensar a digitação de códigos de acesso ou senhas. E uma curiosidade válida é que o contato entre os meios deverá ser mínimo, evitando transações acidentais.

São vários tipos de aparelhos e objetos que podem conter a tecnologia NFC, desde smatphones, tablets a bilhetes eletrônicos e crachás.

Pagamento sem inserção, não é por contato.
Pagamento sem inserção, não é por contato.

Utilização da tecnologia NFC

A utilização da NFC é extensa, pode proporcionar a facilidade de efetuar o pagamento de compras em mercados, por exemplo, fazendo apenas o uso do celular, substituindo o cartão físico, chamado de “Mobile Payment”. Outra vantagem pode estar relacionada ao campo da publicidade e propaganda com ações de marketing impressas em cartazes interativos, ou para a exploração do turismo com uso de etiquetas informativas com informações exclusivas obtidas apenas na aproximação do smartphone, por exemplo.

Como funciona o sistema NFC

O objeto deve conter um chip configurado  e equivalente NFC para que funcione.
Após a ativação do sistema no celular ou na maquininha, basta aproximar os meios o pagador e o receptor para que a operação seja realizada.

O que é Contactless

Os sistemas de pagamento sem contato são cartões de crédito e cartões de débito, porta-chaves, cartões inteligentes ou outros dispositivos, incluindo smartphones e outros dispositivos móveis, que usam identificação por radiofrequência ou comunicação de campo próximo para efetuar pagamentos seguros.

Tipos de transmissão

Existem pelo menos quatro tipos de transmissão NFC ou Contactless:

  • ATIVA: envia e recebe dados, opção mais utilizada para compras em lojas.
  • PASSIVA: apenas gera o sinal de conexão para outro dispositivo.
  • LEITOR E GRAVADOR: lê, altera e grava novos dados. Este é o tipo de NFC que permite recarregar o Bilhete Único via smartphone em São Paulo.
  • PEER-TO-PEER: onde dois aparelhos comunicam-se entre si, semelhante ao que acontece via Bluetooth, porém com menor gasto de energia e de forma muito mais rápida e simples.

Aparelhos compatíveis

O sistema NFC é capaz de funcionar em smartphones Android, iOS e Windows Phone, desde que já tenham o chip de pagamento configurados para uso, o que vem instalado de fábrica, num segundo passo, é necessário ter instalado e configurado específicos para confirmação de pagamentos e também leitura dos códigos de barras. Fora celulares, outros equipamentos poderão ter a mesma funcionalidade como tablets, laptops e TVs.

O celular pode ser um meio para o pagamento.
O celular pode ser um meio para o pagamento.

Segurança

Durante o pagamento via NFC ou Contactless, a transmissão de dados é só envio de dados, ele não processa ou armazena, o que é igual a dizer que o aparelho receptor não tem acesso a informações confidenciais. Logo, ele não guarda senhas e dados de contas bancárias ou carteiras digitais, transformando a transação numa ação segura e confiável para as partes.

Então é seguro efetuar pagamentos com a proximidade necessária, diminuindo interferências ou interrupções de sinal, ou até roubo de dados à distância. Para que aconteça um engano ou uma fraude durante as transações é mais complicado, afinal, com uma distância pequena, é possível notar o que está acontecendo.

Há preocupação para situações de perda ou furto do celular, e com a habilidade técnica de alguns criminosos. A fim de evitar problemas causados pelo roubo e consequências, é importante contar com aplicativos capazes de apagar ou travar o aparelho à distância.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?