Pixar lança curso online de storytelling e animações
A Pixar lançou alguns cursos online para quem tem bastante interesse em aprender sobre storytelling (narração de história em forma e palavras, imagens e sons), inclusive o aprendizado em animações. Sabe aqueles gifs em movimento? Então, você aprenderá todas as coordenadas que são feitas para desenvolver esse trabalho gráfico.

A Pixar é um estúdio que produziu os famosos filmes como Toy Story, Monstros S.A, Procurando Nemo, WALL-E, entre outros e tantos outros filmes de animação. A companhia tem como um de seus parceiros a Khan Academy, que oferece cursos gratuitos.
Os conteúdos do curso Pixar in a Box, trazem muito conhecimento relacionado à animações com base nas tecnologias digitais que são utilizadas nos filmes da Pixar. Além desses fatores, você poderá aprender sobre narrativas de histórias e criações de personagens, de modo técnico e digital.
A Pixar
A pixar é uma produtora considerada um dos maiores marcos em questão de revolução em técnicas e especialidade em narrativas e temas de histórias de animação. Antigamente esse tipo de gênero tinha um especificidade muito grande, atingindo apenas o público infantil.
John Lasseter foi responsável pelos filmes produzidos das Pixar, ele é a grande mente criativa por trás daquelas animações que até hoje fazem sucesso, como: Toy Story, Vida de Inseto, Wall-E e UP. Além disso também foi produtor e consultor de filmes feito pela Pixar – que atualmente é a Disney.
O fundador da Apple, Steve Jobs, fez com que um novo caminho fosse seguido por essa empresa. Observando o trabalho de Lasseter com a produção dos filmes, e que isso havia dados bons negócios, Jobs resolve então mudar a cara de Pixar, investindo em modelos de curtas-metragens. O estúdios da Disney, observaram todo o trajeto de evolução da Pixar, que logo se tornou um de seus principais clientes. Com a criação das curtas-metragens e fins lucrativos, a Pixar e a Disney anunciaram que estariam trabalhando juntas em uma longa-metragem que seria totalmente computadorizada: Toy Story.
Atualmente, os estúdios do Walt Disney compraram a companhia Pixar, por aproximadamente 7,4 bilhões de dólares. Uma parte do acordo garante ao executivo Jobs, uma cadeira na diretoria Disney, também se tornando o maior acionista individual da empresa.
O que é Storytelling?
Story vem do termo “história” e telling do termo “contar”. Além de uma narrativa, storytelling é a arte de contar histórias com a utilização de técnicas que são inspiradas em roteiristas e escritores, para assim, transmitir a mensagem de forma muito clara e muito interessante.
A ideia é transmitir essas histórias de uma forma brilhante. Além da escrita e criatividade da brilhante ideia, é preciso saber desenvolver a informação e a habilidade, aprendendo a contar histórias que cativam muito a leitura. Diante de diversos conteúdos, é necessário desenrolar a técnica de uma forma que o seu texto ou informação não seja apenas mais um.
Essa, é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias, utilizando alguns elementos específicos, como: ambiente, personagem, mensagem e conflito. Esses eventos precisam desenrolar como uma forma, necessitando ter começo, meio e fim, bem simples mesmo.
Vamos conferir um pouco sobre cada elemento do Storytelling:
- Ambiente:
É bem simples, para que essa história aconteça, precisa existir um cenário, local. Ter o ambiente bem descrito, facilita muito o processo dos outros três elementos com a mensagem. - Personagem:
O personagem são umas das partes principais, ele é quem percorre toda a jornada e também sofre transformações que levam à transmissão da mensagem. - Mensagem:
Caso a história seja forte, ela pode muito bem apresentar bons efeitos mesmo que o telling dela seja fraco. Porém, o contrário não é muito bom, pois caso a história seja fraca, os efeitos não são muito bons.
A história é de extrema importância pois ela deve cativar o público, deverá ser constituído com um tema que chama atenção e promete desfrutar todas as curiosidades. - Conflito:
O outro fator que surge e aumenta a audiência é o conflito, onde os personagens devem se submeter para percorrer essa jornada. Um conflito muito simples, talvez não desperte interesse ao público, então ele deverá causar um impacto.
O que seria isso? Por exemplo em histórias de romance, onde conflitos causam emoções. Ele é designado a ser bem elaborado não só por quem o cria, mas também por quem o interpreta, no caso, o personagem.
O curso
O site para o curso promete conteúdos inesquecíveis e gratuitos de se aprender. Ele foi recentemente traduzido para o português, porém ainda existem algumas plataformas no idioma inglês, porém, as ilustrações te ajudam e te direcionam a conduzir os estudos.
Os alunos terão acesso ao conteúdo, vídeos, textos, exercícios sobre as animações em 3D e dicas dos próprios profissionais da Pixar. Existem outros tópicos na Pixar in a Box, que ensinam sobre efeitos, cores, e muito mais.
Confira outros cursos disponíveis:
- The art of storytelling
- The art of lighting
- Simulation
- Color science
- Virtual cameras
- Effects
- Patterns
- Rigging
- Animation
- Environment modeling
- Character modeling
- Crowds
- Sets & staging
- Rendering
Confira a opção que mais agrada você aqui!
*Com informações do Jovemnerd, Khanacademy, Wiki e Rockcontent.