Por que Plutão não é um planeta? Confira sua distância do Sol e a história de seu descobrimento

Desde 2006, Plutão não é considerado um planeta pela comunidade científica internacional devido ao seu tamanho e posição no Sistema Solar.

Universo
10 meses atrás
Por que Plutão não é um planeta? Confira sua distância do Sol e a história de seu descobrimento

Em agosto de 2006, a Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (UAI) votou para redefinir o que é um planeta.

Plutão, formalmente designado 134340 Plutão é um planeta anão do Sistema Solar e o nono maior e décimo mais massivo objeto observado diretamente orbitando o Sol.
Plutão, formalmente designado 134340 Plutão é um planeta anão do Sistema Solar e o nono maior e décimo mais massivo objeto observado diretamente orbitando o Sol.

De acordo com a nova definição, um planeta precisa cumprir três critérios:

  • Ele precisa ser uma esfera devido à sua própria gravidade;
  • Precisa orbitar o Sol;
  • Precisa ter “limpado” sua órbita de qualquer objeto similar.

Plutão não atende ao terceiro critério, pois sua órbita contém vários outros objetos do tipo Kuiper Belt. Portanto, Plutão foi reclassificado como um “planeta anão”.

Distância entre Plutão e o Sol

A distância média entre Plutão e o Sol é de cerca de 5,9 bilhões de quilômetros. No entanto, como Plutão tem uma órbita elíptica em torno do Sol, sua distância varia ao longo do ano. Quando Plutão está no periélio, ou ponto mais próximo do Sol, a distância é de cerca de 4,67 bilhões de quilômetros, enquanto quando está no afélio, ou ponto mais distante do Sol, a distância é de cerca de 7,37 bilhões de quilômetros.

Plutão é considerado um planeta anão, pois sua massa é muito menor do que a massa de qualquer um dos outros oito planetas do sistema solar. Além disso, Plutão está localizado na região do cinturão de Kuiper, um grupo de corpos celestes congelados que orbitam o Sol além de Netuno. A localização de Plutão fora do sistema de planetas internos é uma das razões pelas quais ele foi reclassificado como um planeta anão em 2006.

Clyde Tombaugh

Clyde Tombaugh (1906-1997) foi um astrônomo americano conhecido por ser o descobridor do planeta anão Plutão. Tombaugh nasceu em Streator, Illinois, e começou a se interessar por astronomia aos 15 anos, construindo seu próprio telescópio.

Após concluir o ensino médio, ele trabalhou como agricultor e mecânico antes de se matricular na Universidade de Kansas, onde estudou astronomia.

Clyde Tombaugh, o descobridor de Plutão
Clyde Tombaugh, o descobridor de Plutão

Em 1929, Tombaugh foi contratado pela Universidade de Lowel, no Arizona, para procurar um novo planeta no Sistema Solar, usando o telescópio de Lowel. Em fevereiro de 1930, ele localizou o objeto que mais tarde seria conhecido como Plutão.

A descoberta de Tombaugh foi amplamente divulgada e ele rapidamente se tornou conhecido internacionalmente. Tombaugh continuou a trabalhar como astrônomo por muitos anos, estudando outros corpos celestes além de Plutão. Em 1997, ele faleceu aos 90 anos, deixando uma grande contribuição para a astronomia e a ciência.

A temperatura de Plutão

Estrutura teórica de Plutão (2006)
Estrutura teórica de Plutão (2006)

A temperatura média na superfície de Plutão é extremamente baixa, cerca de -229 graus Celsius. No entanto, a variação de temperatura na superfície de Plutão é influenciada por sua órbita elíptica em torno do Sol, bem como pelos ciclos de dia e noite no planeta anão. Durante o dia, a temperatura pode subir até cerca de -220 graus Celsius, enquanto durante a noite pode cair para -235 graus Celsius.

Devido à sua distância do Sol e à falta de uma atmosfera significativa, Plutão é um dos objetos celestes mais frios do sistema solar.

Quanto tempo dura um ano em Plutão?

Um ano em Plutão, ou seja, o período de tempo que leva para que Plutão complete uma volta completa em torno do Sol, dura aproximadamente 248,09 anos terrestres. Isso significa que, em comparação com o ano na Terra, que dura 365 dias, um ano em Plutão é bem mais longo. Além disso, Plutão tem uma órbita elíptica em torno do Sol, o que significa que a distância entre o planeta anão e o Sol varia ao longo do ano. Quando Plutão está mais perto do Sol, a temperatura na superfície do planeta é ligeiramente mais alta do que quando está mais distante. Isso pode afetar a quantidade de gelo de metano e dióxido de nitrogênio presente na superfície de Plutão, bem como a formação de nuvens e outros fenômenos climáticos.

Imagem feita pela sonda New Horizons.
Imagem feita pela sonda New Horizons.

Um dia em Plutão, ou seja, o período de tempo que leva para que Plutão complete uma rotação completa em torno de seu próprio eixo, dura aproximadamente 153 horas terrestres. Isso significa que um dia em Plutão é muito mais longo do que um dia na Terra, que dura 24 horas. Além disso, a inclinação do eixo de rotação de Plutão é muito baixa, o que significa que a variação de temperatura entre o dia e a noite na superfície do planeta anão é mínima.

Uma característica interessante de Plutão é que ele tem cinco luas conhecidas, todas com períodos de rotação sincronizados com a rotação de Plutão em torno de seu próprio eixo. Isso significa que as luas de Plutão sempre mantêm a mesma face virada para o planeta anão, o que é semelhante à configuração da Lua em relação à Terra. Esta configuração única pode ter influências significativas na geologia e no clima de Plutão e suas luas.

Plutão deus grego

Visão aproximada da superfície de Plutão ilustrando a grande diversidade de refletividade de sua superfície e formas geológicas distintas.
Visão aproximada da superfície de Plutão ilustrando a grande diversidade de refletividade de sua superfície e formas geológicas distintas.

O nome “Plutão” foi escolhido por Venetia Burney, uma menina de 11 anos de Oxford, Inglaterra, após a descoberta do planeta anão em 1930. Plutão é o nome do deus romano do submundo, correspondente ao deus grego Hades. O nome foi sugerido por Burney a seu avô, um professor de astronomia, que o encaminhou para os astrônomos responsáveis pela descoberta do planeta.

A escolha foi bem aceita pela comunidade científica e rapidamente adotada como o nome oficial para o objeto celeste. Em 2006, o status de Plutão como planeta foi revogado pela IAU (União Astronômica Internacional) e classificado como um planeta anão.

*Com informações do UOL e Wikipédia.

Bagarai

Este é um site criado para quem ama ficar bem inforado, assim como nós do Bagarai. Aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?