Profissão do futuro está ligada a tecnologia da informação

Entre tantas as profissões que existem, vale a pena investir nas novas profissões que surgiram. Isso porque a demanda na era da digitalização tem evoluído bastante. O mercado de trabalho, assim como outras esferas da vida, vive uma dinâmica acelerada de transformações, e precisamos nos adaptar.

Novidades
6 meses atrás
Profissão do futuro está ligada a tecnologia da informação

E o que já de se esperar, são as profissões relacionadas à Tecnologia da Informação, 9 das 15 profissões que lideram o ranking das posições emergentes no Brasil, estão ligadas à área de TI.

Entenda melhor

Acontece que as empresas têm investido mais na internet e o uso dos canais virtuais como parte do plano de negócios. Para se ter uma ideia, o gestor de mídias sociais é o profissional com a maior procura do mercado.

Mas não é só isso, funções que precisam de uma boa interação com pessoas também estão entre as 15 profissões em alta no mercado. A demanda por motorista vem aumentando cada vez mais, visto que empresas de aplicativos para transporte privado de passageiros e entregas em domicílio e de logística, estão bem aceleradas atualmente.

Diante disso, há uma variedade de profissões que se pode investir. Confira a lista e em seguida detalhes sobre o que é cada profissão, assim como as habilidades mais requisitadas e os setores que mais contratam cada uma delas.

Lista de Profissões Emergentes 2020

  • 1. Gestor(a) de mídias sociais
  • 2. Engenheiro(a) de cibersegurança
  • 3. Representante de vendas
  • 4. Especialista em sucesso do cliente
  • 5. Cientista de dados
  • 6. Engenheiro(a) de dados
  • 7. Especialista em Inteligência Artificial
  • 8. Programador(a) de JavaScript
  • 9. Investidor(a) Day Trader
  • 10. Motorista
  • 11. Consultor(a) de investimentos
  • 12. Assistente de mídias sociais
  • 13. Desenvolvedor(a) de plataforma Salesforce
  • 14. Recrutador(a) especialista em Tecnologia da Informação
  • 15. Coach de metodologia Agile

Conheça cada uma delas

Gestor(a) de mídias sociais – Quem trabalha nessa área é responsável pela a imagem da empresa nos canais digitais. Tem como objetivo ampliar os negócios por meio de sites e redes sociais como LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter. Para ser um profissional neste ramo é preciso ter conhecimento em Marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; e marketing. A pessoa que atua como gestor(a) de mídias sociais, pode desenvolver atividades em publicidade e marketing; mídia online e internet. Essa são as que mais tem procura.

Engenheiro(a) de cibersegurança – Esta é umas das mais importantes, pois faz a segurança de dados da empresa na internet. Ficando responsável por criar sistemas de segurança e monitoramento da infraestrutura de TI, a fim de evitar hacker. Para atuar nessa área é preciso ter alguns conhecimentos primordiais, tais como: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services, AWS; e Kubernetes. Os segmentos que mais buscam um profissional desse tipo são: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores e serviços financeiros.
Representante de vendas – Vendas é o setor primordial de qualquer empresa. Mas desta vez o que está em alta, é saber vender tecnologia. É preciso conhecer estratégias ativas e passivas de marketing e saber mapear as necessidades do cliente mais adequado antes de abordá-lo. As empresas que mais procuram por estes especialistas são do segmentos de softwares, TI e internet. No entanto é preciso ter conhecimento em Outbound Marketing; inbound marketing; pré-venda; vendas internas e prospecção.

Especialista em sucesso do cliente – A pessoa desta área tem o papel fundamental de proporcionar uma experiência de qualidade ao comprador no pós-venda. Para isso, é preciso ter um um perfil que combina habilidades técnicas e comportamentais, já que precisa entender da tecnologia e gerenciar relacionamentos. Também, requer conhecimento em: Inbound marketing; Helping Clients Succeed; relações com o cliente; marketing digital e experiência do cliente. Assim como os vendedores, as empresas que mais os procuram são ligadas à tecnologia: TI e serviços, softwares e internet.

Cientista de dados – Quando se trata de dados essa é outra área importante, nela o profissional desenvolve um boa levantamento de dados, para analisá-los, e a partir deles, construir modelos, fazer experimentos e buscar insights para a melhor tomada de decisão. Está é uma área para graduados em ciência da computação, engenharia da computação e matemática aplicada, por exemplo. E não é só isso, também precisa ter conhecimentos em: Machine Learning; ciência de dados; linguagem Python; linguagem R e ciência de dados. Os segmentos que mais busca um profissional desse tipo é: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e softwares de computadores.

Engenheiro(a) de dados – Este é na verdade um engenheiro de software especializado em backend. Ou seja: é quem fica responsável para construir a infraestrutura e os sistemas para organização dos dados de uma empresa. Atuando no armazenamento, na distribuição e na recuperação dessas informações com foco na otimização do desempenho delas. As pessoas que escolhem essa área precisa produzir habilidades em: uso de ferramentas do servidor web livre Apache e da linguagem de programação Python, assim como, Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive; e a linguagem de programação Python. Sendo um engenheiro(a) de dados, pode busca atuar em tecnologia da Informação e serviços; bancos; e serviços financeiros, claramente essa são as que mais buscam alguém desse tipo.

Especialista em Inteligência Artificial – A Inteligência Artificial (IA) e o machine learning (em português, aprendizado de máquina) são o primordial para a inovação. Esses são os responsáveis por deixar as coisas mais real no meio da computação. Por isso que é exigido alguns conhecimentos fundamentais, como: Machine learning; deep learning; linguagem de programação Python; ciência de dados; Inteligência Artificial (IA). Os três segmentos que mais buscam é: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e instituições de ensino superior.

Programador(a) de JavaScript – Um programador(a) de JavaScript é um dos principais cargos, é ele quem programa todas as páginas da web em forma interativa. A maioria dos sites e navegadores têm um mecanismo JavaScript dedicado para executá-los. As empresas que mais procuram programadores com esta especialização são das áreas de Tecnologia da Informação, softwares e internet. Cinco conhecimentos primordiais: React.js; Node.js; AngularJS; Git; e MongoDB.

Investidor(a) Day Trader – Primeiro vamos entender o que é Day Trade. É uma estratégia de compra e venda de ações em bolsas de valores em um mesmo dia. Portanto, é preciso ter conhecimentos primordiais em: Bolsa de valores; Technical Analysis; investimentos; mercado de capitais; e o investimento de curto prazo Trading. Por exigir análises e tomada de decisão rápidas, os conhecimentos mais procurados neste perfil de investidor são sobre bolsas de valores, mercado de capitais, Trading (investimentos de curto prazo) e a metodologia Technical Analysis (análise técnica, em português), que objetiva prever o comportamento futuro do mercado baseado em dados históricos.

Motorista – Esses podem ser motoristas para empresas ligadas a logística, internet e a serviços e facilidades ao cliente, como os aplicativos de transporte de passageiros e os de compras e entregas. No entanto, é preciso ser mais que um simples motorista, é útil que saiba usar técnicas de negociações e atendimento ao cliente e ferramentas básicas de tecnologia, como o Pacote Office.

Consultor(a) de investimentos – O consultor de investimentos orienta os clientes na tomada de decisão de como aplicar os recursos deles, de acordo com as expectativas e necessidades de cada pessoa. Este profissional precisa dominar as carteiras para direcionar as melhores estratégias àquele perfil. Os conhecimentos mais solicitados são em investimentos, mercados de capitais e financeiro, renda fixa e análise financeira. Os segmentos que mais buscam um profissional assim é: Serviços financeiros; mercado de capitais; e bancos.

Assistente de mídias sociais – Quem optar por essa área, fica responsável por pesquisar marcas ou mercados competitivos, executar campanhas nos sites e redes sociais e criar uma voz ou imagem online que seja desejável e atinja o público-alvo da empresa, a partir da estratégia definida pelo gestor. O mercado de publicidade e marketing é o que mais contrata, e por isso é primordial possuir habilidades em: Redes sociais; marketing digital; Adobe Photoshop; Instagram; e publicidade. Os segmentos de internet e Tecnologia da Informação também estão entre os principais empregadores.

Desenvolvedor(a) para Salesforce – O Salesforce é um dos sistemas CRM (em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) que reuni em um único banco de dados todas as interações entre uma empresa e seus clientes. Os programadores especialistas nele analisam os processos da empresa, desenvolvem fluxos de trabalho e gerem soluções para necessidades específicas do negócio. Para tanto, requer conhecimentos em: Desenvolvimento de Salesforce.com; linguagem de programação Apex; recursos do Salesforce.com; administração de Salesforce.com; e Visualforce. Os segmentos que mais buscam alguém assim são: Softwares de computadores; Tecnologia da Informação e serviços; e consultoria em gestão.

Recrutador(a) especialista no setor de Tecnologia da Informação – As pessoas que atua com essa função são as que possui bons conhecimentos para fazer as melhores escolhas em um processo seletivo, como técnicas de recrutamento, entrevista e pesquisa de executivos. As empresas de TI e serviços são as que mais demandam esses profissionais, e as de recrutamento e as de Recursos Humanos aparecem na sequência. Para entrar nessa área é preciso conhecimentos em: recrutamento em TI; recrutamento; entrevista; pesquisa de executivos e técnicas de recrutamento.

Coach de metodologia Agile – A Agile é uma metodologia de gerenciamento de projetos focada em desenvolver equipes mais ágeis, de modo a facilitar as transformações na cultura organizacional necessárias para a sustentabilidade da empresa. O coach especializado nesse modelo treina toda a equipe e supervisiona o desenvolvimento deles a fim de que possam contribuir com seu potencial para resultados efetivos. Essa área requer conhecimentos primordiais em: Kanban; metodologia Agile; Scrum; gestão de projetos em Agile; e agilidade para os negócios. Empresas de atividades ligadas à tecnologia, como: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores e internet, são as que mais buscam por esses profissionais.

*Com informações do Linkedin.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?