Qual é o meio de transporte mais rápido do mundo?

A humanidade tenta se locomover cada vez mais rápido, afinal de contas após uma reunião em São Paulo, quem não gostaria de curtir um lanchinho em Paris, não é mesmo? Mas você sabe qual é o meio de transporte mais rápido do mundo?

Tecnologia
7 dias atrás
Qual é o meio de transporte mais rápido do mundo?

Apesar de toda a especulação e tentativas exageradas, o meio de transporte mais rápido para uso comercial é bem comum, mas podemos aguardar por novidades surpreendentes em breve.

Qual o meio de transporte mais rápido do mundo?

Apesar de foguetes e mísseis também serem capazes de viajar pela atmosfera, não são normalmente considerados aeronaves. Tanto por não serem pilotáveis (dirigíveis) quanto por contar com tração do foguete como meio primário de sustentação.
Apesar de foguetes e mísseis também serem capazes de viajar pela atmosfera, não são normalmente considerados aeronaves. Tanto por não serem pilotáveis (dirigíveis) quanto por contar com tração do foguete como meio primário de sustentação.

Na atualidade, o transporte aéreo consiste no deslocamento pelo ar, realizado por meio de aviões ou helicópteros. É considerado o meio de transporte mais rápido do mundo para uso comercial.

Responsável pelo deslocamento de pessoas, mercadorias e matérias-primas, o meio de transporte é de fundamental importância para o desenvolvimento de um determinado local. O avanço tecnológico tem promovido mudanças na matriz de transporte, e uma delas é o aperfeiçoamento do transporte aéreo.

Além dos aviões e jatos existem diversos projetos que prometem ser o transporte mais rápido do mundo no futuro.

SR-71 Blackbird

SR-71 Blackbird
SR-71 Blackbird

O A-12 Oxcart é considerado até hoje o avião de série mais rápido do mundo já construído.

Apesar disso, o dono do recorde do voo mais rápido da história não é ele, e sim seu “irmão”: o SR-71 Blackbird. Ele chegou a impressionantes 3,56 Mach, equivalente a 3,56 vezes a velocidade do som, ou 3.862 km/h.

O Lockheed SR-71, é um avião de reconhecimento estratégico operado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). A propulsão do SR-71 consistia em dois motores turbojato Pratt & Whitney’s modelo JT11D-20 (J58) com pós-combustores.

Hyperloop

Hyperloop
Hyperloop

Hyperloop é um modo proposto de transporte de passageiros e carga, usado pela primeira vez para descrever um projeto de trem de carga de código aberto lançado por uma equipe conjunta da Tesla e da SpaceX.

O sistema hyperloop consiste em tubos vedados e vácuo parcial, conectando hubs de mobilidade em grandes áreas metropolitanas, veículos pressurizados — como os aviões —, geralmente chamados de pods ou cápsulas na tradução livre em português, que podem se mover em velocidades muito altas, por conta dos sistemas de levitação e propulsão sem contato, bem como ao baixo arrasto aerodinâmico — resistência do ar.

No projeto esse “veículo” seria capaz de alcançar a impressionante velocidade de 1.100 km/h, viajando com uma rapidez incrível por dentro de tubos especialmente criados para serem usados nesse projeto.

Apesar das promessas de Elon Musk, o projeto não ganhou uso em larga escala comercial até o momento.

A China está empolgada com o vactrain

China testa trem à vácuo com expectativa de alcançar quase 1.000 km/h (Reprodução / China Daily)
China testa trem à vácuo com expectativa de alcançar quase 1.000 km/h (Reprodução / China Daily)

Atualmente a linha de Xangai, a maior cidade da China, oferece um dos serviços de trem de levitação magnética mais rápido do mundo, capaz de atingir 431 km/h.

Agora, o país afirma que se tornou o primeiro a testar com sucesso um “vactrain”, um trem magnético que viaja dentro de um tubo a vácuo — basicamente a mesma ideia do bilionário Musk para o Hyperloop.

Vactrain (ou trem em tubo de vácuo) é um projeto para o futuro transporte ferroviário de alta velocidade. Trata-se de uma linha maglev dentro de túneis de vácuo. A falta de resistência do ar permitirá aos vactrains usar pouca energia e se mover a velocidades extremamente altas, entre 6400 a 8000 km/h, ou mesmo 2 quilômetros por segundo; isso é, 5 ou 6 vezes a velocidade do som (Mach 1), em condições normais. Apesar de que atualmente a tecnologia está sendo investigada para desenvolvimento em redes regionais, os vactrains são uma idéia para rotas transcontinentais/internacionais, para formar uma rede de transporte global de alta velocidade e com eficiência energética.

De acordo com as velocidades prevista, a viagem entre Pequim e Nova York poderá ser feita em menos de 2 horas, ultrapassando as aeronaves como o transporte público mais rápido do mundo (isso desconsiderando o voo hypersônico). O grande problema dos vactrains é o preço.

Pesquisadores da Universidade Jiaotong (China), estão desenvolvendo um vactrain para alcançar velocidades de 1000 km/h. Eles estimam que tal tecnologia possa ser funcional dentro de 10 anos.

*Com informações da Wikipédia, AeroMagazine, OlharDigital e Extra.

Bagarai

Este é um site criado para quem ama ficar bem inforado, assim como nós do Bagarai. Aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?