Tecnologia vai mudar a forma como você compra (e usa) carros

O mercado automotivo vem ficando cada vez mais dependente da tecnologia. Não apenas mais nos aspectos de tecnologias feitas para desempenho, consumo de combustível e afins do veículo, porém referente à conectividade.

Novidades
3 semanas atrás
Tecnologia vai mudar a forma como você compra (e usa) carros

Com isso, cada vez mais empresas como a Google, Waze, Spotify e Uber possuem influência em nossas vidas quando vamos comprar ou usar um carro. Pode não parecer, mas são práticas que já estão embutidas em nós.

Compra de veículos

Quando você pretende comprar um carro, você vai até uma concessionária e escolhe o modelo desejado, recebe informações de um vendedor e se dirige para outra concessionária, mas hoje as coisas mudaram um pouco.

Nos dias atuais, o que vemos são pessoas procurando vídeos e avaliações sobre os veículos e se dirigindo até a concessionária sabendo exatamente o que querem, afinal já possuem todas as informações.

Chevrolet Onix LTZ com Android Auto
Chevrolet Onix LTZ com Android Auto

Inclusive, a visita até uma concessionária pode ser feita exclusivamente para receber o veículo uma vez que a compra pode ser efetivada de forma on-line e é possível que você mesmo configure seu veículo e veja como ele ficará por dentro e por fora, não sendo preciso ir até uma loja física.

Start-ups

As Start-ups de mobilidade estão tendo uma lucratividade muito maior do que as próprias montadoras de veículo. Enquanto as marcas arrecadam em média um centavo de dólar por milha rodada, os serviços de mobilidade arrecadam em média 0,17 dólar da mesma forma.

E você acha que acaba por aí? A grande demanda por carros de aplicativo é um dos fatores primordiais para que as pessoas possam se locomover de forma mais eficaz. A empresa chinesa Didi, dona da 99, faz apenas na China mais viagens do que a Uber em todo o mundo em um dia!

Para se ter ideia, apenas na China existem 21 milhões de motoristas da Didi contra 3 milhões da Uber no mundo inteiro. Este valor é maior do que o sobro da população de Portugal!

Ranking das cidades mais inteligentes do mundo — Foto: Divulgação
Ranking das cidades mais inteligentes do mundo — Foto: Divulgação

Seguro mais barato

Você já ouviu o conceito de as seguradoras cobrarem menos para quem dirige de forma prudente? Muito provavelmente já pois estas ideias estão começando a tomar conta do mercado. Mas você já parou para pensar em como eles sabem se você está dirigindo de maneira prudente?

A ideia é de que a conectividade do carro possa fornecer dados seus para as seguradoras e, a partir destes dados, saber se você está dirigindo com prudência ou não. Quando essa tendência se tornar realidade, será a sua escolha: Os dados de seu veículo para a seguradora em troca de possíveis descontos.

Decisões na hora da compra

Android Auto
Android Auto

Mas a principal mudança em todo o cenário automotivo vem na hora em que o cliente decide comprar e escolher pelo seu próximo modelo, afinal, os clientes estão preferindo a tecnologia ao desempenho.

Nos dias atuais e com toda a conectividade, os clientes procuram carros com centrais multimídias mais completas, melhor acabamento interno e itens de segurança em seus veículos do que um carro mais potente e de melhor dirigibilidade do que os demais, refletindo assim bastante nas novas tendências tecnológicas para se comprar e usar um carro no mundo.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?