Você é o dono da sua própria carreira

Você é o dono da sua própria carreira
Eneas De Troya

Independente da área escolhida, cada um deve cuidar da sua própria carreira traçando seus objetivos e dedicando-se dia após dia para concretizá-los. No início, o que vai contar mais são suas habilidades técnicas, pois toda empresa espera que o contratado desempenhe sua função de maneira satisfatória. À medida em que corresponder e superar as expectativas, você irá conseguir cargos mais elevados ficando cada vez mais próximo do sucesso.

A seguir vão algumas dicas importantes para ajudá-lo no seu desenvolvimento profissional.

  1. Escolha bem a empresa onde quer trabalhar: além de conhecer sobre o mercado, você precisa entender o perfil da empresa na qual está buscando uma vaga. Conheça sua missão e valores e analise se você se encaixa.
  2. Comece o networking dentro da Universidade: uma rede de contatos bem estruturada é fundamental para seu desenvolvimento profissional. Lembre-se que seus colegas de sala poderão indicá-lo para uma vaga ou, quem sabe um dia, poderão ser seus chefes.
  3. Trace um projeto profissional: estabeleça metas, as estratégias e o tempo que pretende levar para atingí-las.
  4. Não existem atalhos para o sucesso: não tenha pressa de subir. Seja determinado, dedique-se e insista.
  5. Desenvolva as competências de um bom líder: algumas pessoas têm um talento natural, mas todo mundo precisa buscar um perfil de liderança. Procure saber como coordenar equipes de trabalho, mantenha uma comunicação clara e objetiva, aprenda técnicas motivacionais, seja humilde ao acertar ou errar e aprenda com seus erros. A liderança é um eterno aprendizado.
  6. Jamais pare de se atualizar: o mundo corporativo vive em constantes mudanças, portanto, não se acomode com os conhecimentos que você já possui. Pergunte, ouça e aprenda: conheça a experiência profissional de seus colegas e superiores e fique atento no que eles têm a dizer.
  7. Encare seu primeiro emprego como o melhor lugar onde você poderia estar: se você fizer bem o seu trabalho e cumprir com eficiência as suas responsabilidades, você certamente poderá alavancar a sua carreira. Lembre-se que o futuro começa com os resultados que você obtém hoje.
  8. Crie ambientes positivos: humildade, interesse nos objetivos da empresa, boa comunicação interpessoal, equilíbrio emocional e pró-atvidade são alguns dos fatores decisivos para construir uma boa imagem.
  9. Qualquer cargo é passageiro: tenha em mente que após uma promoção, mais importante do que ser competitivo, é motivar sua equipe a ser competitiva. Não deixe que seus resultados subam à cabeça e lembre-se que o poder na empresa não pode distanciá-lo do mundo real.
  10. Seja você mesmo e siga os melhores: mantenha sua autenticidade e evite a zona de conforto. Procure trabalhar com excelentes profissionais, admirados por sua competência, talento e dignidade que eles demonstram.

Deixe seu comentário:

Eduardo Artico

Eduardo Artico

Redator publicitário. Especialista na arte de criar sacadinhas e anúncios.

Veja mais publicações de Eduardo Artico

+ Trabalho

Modelo de currículo grátis para você tentar vagas de emprego
Modelo de currículo grátis para você tentar vagas de emprego
Como abrir uma empresa e parar de reclamar do chefe
Como abrir uma empresa e parar de reclamar do chefe
Home Office: 30 fatos que você precisa saber antes de começar a trabalhar em casa
Home Office: 30 fatos que você precisa saber antes de começar a trabalhar em casa
Vai na entrevista de emprego? confira as perguntas e respostas mais frequentes
Vai na entrevista de emprego? confira as perguntas e respostas mais frequentes

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,