Você já conhece o Google Stadia? Veja como jogar

O Stadia é um projeto voltado para aquela galera que curte um game, ele foi então desenvolvido durante a Gamer Developers Conference (maior encontro de desenvolvedoras de jogos eletrônicos, que acontece anualmente). Ele funciona basicamente como uma plataforma de streaming, tendo como expectativa rodar jogos AAA apenas usando o Google Chrome.

Jogos
4 meses atrás
Você já conhece o Google Stadia? Veja como jogar

Esse serviço chega a ser uma alternativa aos consoles PS, Xbox e Nintendo Switch, ou seja, a plataforma visa rodar com dispositivos comuns que o gamer já possua: smartphone, computador ou um Chromecast (plataforma de streaming igual a uma smart TV).

Podemos ver como está se tornando cada vez mais fácil entrar na área de entretenimento e jogos. Os criadores de jogos eletrônicos focam muito em jogos onlines, cooperativos e em computadores para jogar partidas e mergulhar em um universo cheio de opções. Se você curte essa área, irá se dar bem com o Stadia, pois cada vez mais, pretendem se atualizar e evoluir na criação dos jogos.

Entendendo o que são os jogos AAA.

Já ouviu esse termo e não sabe o que significa? Para mergulhar no mundo dos games, as vezes, é necessário saber. Bom, vamos lá. O jogos AAA hoje, são aqueles jogos eletrônicos que demandaram muito investimento no marketing e na criação, para aquele então, ser um dos melhores do ano e o mais esperado pelos gamers. Um exemplo clássico: Call of Duty, FIFA, entre outros.

Antes do lançamento de algum game, ele já é considerado AAA ou não, pois as expectativas em relação a ele, já são enormes, onde se esperam um estouro de vendas, e em relação ao desempenho, mais alto comparado a outros jogos. É bem fácil de raciocinar, sabe aquele game que você espera ansiosamente para seu lançamento? Então, ele é um jogo AAA, ou não.

E por que a sigla “AAA”?
Na época em que esse termo passou a ser utilizado, foi baseado nas notas de escolas nos Estados Unidos. Nesse âmbito, o “A” é a melhor nota que um aluno pode tirar na prova, ou seja, esse aluno é nota A – esse aluno é nota 10. Nesse caso a sigla correspondente a três “As”, significa que aquele joga é mais do que excelente em vários aspectos, tanto jogabilidade, personagem, história, recursos disponíveis entre outros.

Depois de um tempo, a sigla “AAA” começou a ser designada para jogos que nem tinham sido lançados ainda, com a expectativa de fazer um marketing maior, chamando a atenção de todos os jogadores.

O que é o Google Stadia?

Voltando um pouco, vamos esclarecer de forma bem compreensiva o que é o google stadia. Para facilitar o entendimento, vamos pensar em uma plataforma de streaming de vídeo, a Netflix por exemplo. Agora imagine um catálogo igual o dessa plataforma, porém de jogos, onde você consegue selecionar todos os tipos de jogos que mais vão com a sua cara, como de terror, divertimento, para jogar cooperativo, em família entre outros.

Um dos melhores benefícios é que, essa plataforma é isenta de downloads ou alguma atualização (sonho de todo gamer ansioso). Sem a necessidade de um console, ou um vide-game físico, você pode optar pela plataforma do seu celular, pc ou como dito anteriormente, do chromecast. O processamento dos jogos são realizados em nuvem e todas as requisições solicitadas são enviadas aos servidores do Google e então devolvida ao usuário.

O Stadia funciona de uma forma bem simples e sem complicações. No computador, ele funciona no navegador padrão do google, o chrome; no caso de smartphones, ele roda em plataformas Android ou iOS e em chromebooks ou em sua televisão, funciona com um chromecast conectado. Em questão de jogabilidade, no computador só há necessidade de um mouse, enquanto nos outros dispositivos, é necessário ter um joystick conectado (basicamente um “controle” externo).

Ele também permite que você consiga jogar na plataforma de mais de um dispositivo, caso você comece jogando no celular e queira passar para a Tv, computador, ou vice-e-versa. Com uma dependência na largura da banda de cada usuário, as resoluções da plataforma podem chegar até 4K com 60 FPS, no plano Stadia Pro.

Qual o valor do Stadia?

Existem dois planos do Stadia, o básico e o Pro.

  • Stadia básico:
    Gratuito, sua resolução pode chegar até Full-HD (1080p) a 60 FPS; Ele ficou disponível a partir de 8 de abril de 2020 e não tem nenhum benefício.
  • Stadia Pro:
    US$ 9,99 mensal; comprando o Premier Edition (US$ 129) é incluído o controle do Stadia, um chromecast ultra e três meses de assinatura; sua resolução pode chegar até 4K HDR a 60 FPS (contando que as configurações do seu dispositivo permita essa resolução) e são disponibilizados jogos gratuitos periodicamente, além de grandes ofertas nas compras dos games.

Vale lembrar que nos dois planos, o usuário deve realizar a compra dos jogos individualmente.

Como jogar?

É necessário estar em um país que funcione, e com uma bandar larga de no mínimo 10 Mpbs, deverá realizar o login com a conta do Google no site oficial. Vale lembrar que é necessário ter um dispositivo compatível com a plataforma e com a resolução também. Se você deseja a resolução de 4K, deverá ter um chromecast Ultra e uma TV suportando essa resolução.

A maioria dos dispositivos de controle para jogar é via bluetooth ou USB, se você for jogar em uma Smat TV, a maioria dos controles de consoles estão indisponíveis, sendo a única opção, o controle Stadia (via Wi-fi). Para celulares Android, os únicos controles que não estão disponíveis são do físico Nintendo Switch, o mouse e o teclado.

Para iPhone ainda não foi feito um suporte desde a escrita dessa notícia, podendo haver mudanças futuras. Você consegue conferir a lista composta por todos os smartphones Android compatíveis, aqui.

Em questão de internet, o Google Stadia tem muito gasto?

Sim, é recomendado pelo Google que você tenha uma banda larga mínima de 10 Mpbs, para conseguir rodar os jogos na plataforma HD (720p). Caso você tenha um dispositivo com suporte à resolução 4K, é recomendado no mínimo, 35 Mpbs.

  • Com uma opção de banda com o uso de dados limitados, temos uma resolução de até 720p (HD) e um consumo de internet estimado a 4,5 GB por hora.
  • Com uma opção de banda balanceada, temos uma resolução de até 1080p (Full-HD) e um gasto estimado de 2,6 GB por hora.
  • Com uma opção de banda da melhor qualidade (no caso do Stadia Pro), temos uma resolução de até 4K HDR e um gasto estimado de 20 GB por hora.

*Com informações do Tecnoblog, Adrenaline e Universoreverso.

Bagarai

Este é um blog criado para quem ama tecnologia, assim como nós do Bagarai, aqui você vai encontrar novidades sobre internet, celulares, aplicativos e muito mais...

Vamos Bater um Papo?